Miley Cyrus, nascida Destiny Hope Cyrus, comemora a 23 de novembro o seu trigésimo aniversário. A cantora, compositora e atriz atingiu a fama através da sua interpretação de Miley Stewart e Hannah Montana na serie americana do Disney Channel Hannah Montana.
Miley começou a preparar a sua carreira aos nove anos, iniciando-se em aulas de atuação na Armstrong Acting Studio e, pouco tempo depois, inaugurou a sua jornada ao ser escolhida para a série da Disney Channel Hannah Montana. Com a sua estreia de sucesso “Hannah Montana” a atingir cerca de quatro milhões de espectadores por episódio, a atenção do mundo passou a centra-se no talento emergente de Cyrus. Assim, surgiu uma necessidade por parte da Walt Disney para concretizar os dotes musicais da estrela em ascensão num álbum de estúdio com os maiores hits do programa a 24 de outubro de 2006.
Sendo o segundo álbum de Hannah Montana mas o primeiro de Miley, “Hannah Montana 2: meet Miley Cyrus” foi lançado a 26 de junho de 2007. Com este projeto, Miley começou efetivamente a afirmar-se no mundo da música como artista, vendendo mais de 300 mil cópias na semana de estreia.
Com a sua carreira a começar a traçar uma marca indelével na indústria musical da época, Cyrus não perdeu tempo até lançar o seu segundo álbum de estúdio em julho de 2008. Intitulado “Breakout”, o novo projeto não apresentava qualquer relação com a personagem da Disney. Alguns dos seus títulos mais famosos como “Party In The U.S.A” surgem pouco depois com o filme de “Hannah Montana” que Miley ainda interpretava além de todos os projetos musicais e outros de natureza representativa.
Foi em 2013 que Miley chocou tudo e todos com a imagem arrojada e letras atrevidas. Marcando uma total reviravolta na sua carreira, “Bangerz” apresentou ao publico uma nova faceta da Miley até então favorita dos mais novos. Desta fase da sua vida e carreira que surgiram canções icónicas como “We Can’t Stop”, “Wrecking Ball” e diversos momentos que marcaram a história das entregas de prémios para sempre.
A mudança drástica a nível visual e musical da cantora foi pouco tempo depois corrigida, dando lugar, em meados de 2016, a uma imagem mais contida e calma. Enquanto se destacava como jurada do The Voice, a artista procurou avançar em novos estilos musicais trazendo a público o seu sexto álbum de estúdio “Younger Now” a 29 de setembro de 2017, com raízes pop rock e indie. Neste projeto a própria participou diretamente na composição e produção de todas as faixas.
Os últimos dois anos ficaram marcados por turbulência nos planos da cantora, começando pelo cancelamento dos EPs “She Is Here” e “She’s everything” devido a todas as mudanças na sua vida, incluindo o seu divórcio de Liam Hemsworth e logo depois com a pandemia de COVID-19. Recentemente, Miley marcou presença em diversos festivais musicais, entre os quais o Austin City Limits, Lollapalooza e Music Midtown.
Miley Cyrus é, sem margem para dúvidas, um dos maiores nomes da indústria musical, quer pela sua predisposição experimentalista e arrojada, quer pelo seu talento inigualável e assim se prolongará na história.