Os bracarenses garantem assim a sua presença nos oitavos de final

O SC Braga recebeu, esta quinta-feira, o Moreirense FC, num jogo relativo à quarta eliminatória da Taça de Portugal. Numa partida, cujo início se mostrou atribulado, a vitória acabou por sorrir à equipa da casa com um golo tardio por 2 – 1.

Dado o apito inicial para o dérbi minhoto foi, desde logo, notável a ambição de ambas as equipas em campo para conseguirem garantir o seu lugar nos oitavos da Taça de Portugal. Durante os primeiros 10 minutos de jogo, apesar dos constantes ataques por parte dos Gverreiros, o Moreirense FC foi criando, com alguma dificuldade, as suas próprias oportunidades ofensivas através do contra-ataque.

Aos 15 minutos, os vermelhos e brancos acabaram mesmo por abrir o marcador, após um mau passe de Hugo Gomes intercetado por Vitinha, que acabaria por assistir Ricardo Horta. O avançado português chegou, assim, ao seu 100º golo com a camisola do SC Braga.

Após o golo, os cónegos reagiram, mostrando um claro crescimento quer em termos ofensivos como defensivos, permitindo um menor espaço ao adversário, com destaque para o brasileiro Madson, que despertou diversos lances de enorme perigo. Ao minuto 27, Tiago Sá defendeu o remate de Madson, mas não conseguiu impedir que o resalto fosse para Platiny que, após um erro defensivo de Fabiano, encostou para a baliza adversária igualando, assim, o empate no marcador.

Com o empate a uma bola, a turma de Paulo Alves não baixou o seu rendimento e continuou a pressionar alto. Madson teve duas grandes oportunidades, tanto ao minuto 36 como ao minuto 42, onde se aproveita das falhas defensivas do adversário e em que Tiago Sá se destaca, pelas defesas do guardião que não deixaram o Moreirense FC ficar em vantagem no marcador. O SC Braga, pelo seu lado, só dispôs um lance perigoso nos minutos adicionais por Ricardo Horta que não teve sucesso, levando o resultado de 1-1 para o intervalo.

Quando Artur Soares Dias arbitrou para o início dos últimos 45 minutos da partida, ambas as equipas entraram com o mesmo objetivo, que era colocarem-se rapidamente em vantagem no marcador. O SC Braga acabou mesmo por chegar ao golo com um remate de Vitinha aos 53 minutos, que acabaria por ser anulado por fora de jogo do autor do lance.

Ao longo do tempo, os bracarenses foram crescendo dentro de campo, ocupando uma maior área no mesmo e não permitindo um grande avanço ofensivo por parte do adversário. Apesar desta clara superioridade, não foram criadas grandes oportunidades de perigo por parte da equipa, sendo uma pressão pouco ameaçadora para a formação visitante. Ainda assim, Simon Banza ameaçou a baliza de Pasinato com um cabeceamento aos 76 minutos.

Onze minutos depois, quando o jogo parecia antever um prolongamento, Diego Lainez marcou o segundo golo da formação da casa, atribuindo a vantagem no marcador aos vermelhos e brancos. Mesmo com a vantagem do seu lado, o SC Braga não quis dar a sua passagem por garantida e, nos minutos finais, não baixou a pressão que o caracterizou ao longo de todo o segundo tempo, acabando por vencer o jogo por duas bolas a uma.

Com esta vitória, o SC Braga segue em frente na competição, enquanto que o Moreirense FC é eliminado da mesma. O SC Braga vai deslocar-se ao Estádio Municipal de Portimão, onde irá defrontar o Portimonense, no próximo domingo, dia 13, num jogo a contar para a 13º jornada da Liga Bwin. Por sua vez, o Moreirense FC vai deslocar-se ao Estádio João Cardoso, na próxima segunda-feira, dia 14, onde irá defrontar o CD Tondela, num jogo a contar para a 13ª jornada da Liga Portugal SABSEG.