O Portimonense SC falhou uma grande penalidade, ao minuto 90+12.

O SC Braga venceu na deslocação ao terreno do Portimonense SC, na jornada 13 da Liga Bwin. A turma minhota entrou a perder, mas virou o resultado na parte final do encontro. Antes do final do jogo, ainda houve tempo para duas expulsões do lado do SC Braga e para uma grande penalidade desperdiçada por parte dos algarvios.

A equipa bracarense chegou ao Algarve motivada depois da vitória na Taça de Portugal, diante do Moreirense FC. No entanto, no último jogo para o campeonato, o SC Braga perdeu em casa contra o Casa Pia AC. O Portimonense SC, por sua vez, vinha de uma vitória no campo do Gil Vicente FC.

O primeiro lance de perigo do encontro foi desenhado através dos pés de Iuri Medeiros. O extremo do SC Braga recebeu um passe atrasado de Vitinha e rematou a centímetros do poste, ao minuto sete do duelo. Os bracarenses continuaram a procurar o golo e estiveram perto de quebrar o nulo aos 13 minutos. Cristian Borja arrancou do lado esquerdo e serviu Ricardo Horta no coração da área. Contudo, o único atleta do SC Braga convocado por Fernando Santos atirou para as mãos de Nakamura.

No minuto seguinte, Iuri Medeiros cobrou um pontapé de canto teleguiado para a cabeça de Paulo Oliveira. O defesa dos minhotos atirou ao lado e o resultado continuou inalterado. Iuri Medeiros voltou a ser o protagonista dos lances capitais ao minuto 20. Cruzou com conta, peso e medida para Tormena, que cabeceou para uma defesa vistosa de Nakamura.

O Portimonense SC só chegou à baliza arsenalista ao minuto 40. Fahd Moufi centrou rasteiro para o meio da área bracarense. Anderson desviou o esférico para Yago Cariello, que, desprevinido e sem preparação no remate, enviou a bola à trave da baliza defendida por Matheus.

No entanto, o golo algarvio surgiu ainda no mesmo minuto. Fahd Moufi voltou a causar problemas ao lado esquerdo da defensiva minhota e cruzou para a cabeça de Ouattara. Matheus defendeu a primeira tentativa do costa-marfinense, mas, na recarga, Ouattara fez o 1-0. O marcador não se alterou até ao intervalo.

Na segunda metade, o resultado inverteu-se. Aos 64 minutos, Diaby cometeu grande penalidade, por mão na bola, e, na conversão, Iuri Medeiros não facilitou. Já com o 1-1 no placard, o SC Braga continuou a insistir em busca do golo da vitória. Ao minuto 72, Vitinha testou, de fora de área, a atenção de Nakamura, mas o japonês defendeu o remate do camisola 99 bracarense.

O golo da reviravolta veio mesmo a surgir, mas apenas ao minuto 83. Al Musrati rematou, solto de marcação, na área algarvia e Vitinha, de baliza aberta, desviou o remate do líbio para o fundo das redes. Estava feito o 1-2, para o SC Braga.

Apesar de estar nos minutos finais, o jogo estava ainda longe de terminado. Aos 96 minutos, foi a vez de Paulo Oliveira dar mão na bola. Tiago Martins, árbitro da partida, foi ver o lance e decidiu apontar para a marca de grande penalidade. Paulo Oliveira foi admoestado com o segundo cartão amarelo e consequente cartão vermelho. Pelo meio, enquanto Tiago Martins via as imagens, Vítor Tormena incomodou a ação do juiz e também acabou expulso.

A responsabilidade de bater o pénalti ao minuto 90+12 coube a Paulo Estrela. O médio do Portimonense SC vacilou diante de Matheus e rematou muito por cima da baliza bracarense. O jogo terminou com a vitória do SC Braga, por 1-2.

Recorde ainda: SC Braga derrota Moreirense FC e segue em frente na Taça de Portugal