A cantora canadense Carly Rae Jepsen lançou seu mais novo álbum The Loneliest Time, no dia 21 de Outubro de 2022 pela Interscope Records. O disco oferece aos seus ouvintes mais um projeto sofisticado e sincero, regado de uma produção pop muito particular.
A primeira faixa “Surrender My Heart” abre as portas do projeto de forma coesa com a sonoridade de Jepsen. Com uma progressão contagiante e refrão envolvente. A música é uma típica faixa do pop característico da artista e fala sobre querer se entregar a uma pessoa, libertando-se : “Mas o benefício de todos os corações partidos que eu quebrei antes que eles pudessem me quebrar é um pouco de arrependimentos da vida. Eu não vou trazer essa bagunça para você quando você estiver comigo”.
Seguindo para “Joshua Tree”, temos uma fórmula interessante de construção. A música segue uma escala que se inverte no refrão o que deixa a canção mais tranquila, entrelaçando-se bem com o conteúdo da letra, algo sobre viver o momento intensamente com alguém e esquecer sobre o resto do mundo.
“Talking to Yourself” é outra assinatura de identidade de Carly. O seu refrão é envolvente, animado e traz elementos sonoros muito usados na era EMOTION (2015) da cantora. A música é endereçada a um ex amor, perguntando se a pessoa ainda pensa nela em vários momentos do seu cotidiano.
Construindo uma atmosfera mais lenta e romântica, a faixa “Far Away” é uma declaração de amor. “Apenas me diga que você me quer do seu lado”. Ainda em clima de declaração, com “Sideways” a artista fala que mesmo quando tudo parece dar errado, ela obtém toda sua confiança do seu amor. Aqui Jepsen teletransporta-nos para os dias de Dedicated (2019) com seus sintetizadores sofisticados.
O segundo single oficial do disco é a divertida “Beach House” e talvez a mais animada do álbum. Essa canção cumpre seu papel de nos fazer querer dançar com a melodia crescente e a letra sobre flertes engraçados e estranhos que a cantora já teve. O single inclusive conta como o videoclipe mais atraente e despojado da era. Talvez fosse um hit instantâneo se pertencesse a algum artista mais mainstream.
Já “Bends” traz de volta a atmosfera sentimental e serena ao álbum. Com produção simples porém atraente, a artista canta “me mantenha num local sagrado, me segure na sua graça humilde porque às vezes eu sinto a escuridão também mas eu consigo sentir o sol em ti”.
O primeiro single lançado em seis de maio de 2022, “Western Wind”, é uma escolha peculiar, já que não é tão forte como outras faixas que poderiam ter sido usadas como tal. Porém, é envolvente e com certeza, uma “grower”. A música reflete sobre memórias íntimas e marcantes de um relacionamento. Apresenta uma produção pacífica e que tenta passar essa sensação de sentir uma brisa e conta com um clipe despretensioso.
A faixa “So Nice” que deu o nome da nova turnê da artista, é uma música com muitos sintetizadores mas a o mesmo tempo calma, o fato que ela não é muito inovadora, então não se sobrepõe no álbum como todo. “Bad Thing Twice” e “Shooting Star” são mais alguns destaques dançantes no álbum. Novamente, a cantora bebe da sua própria fonte, especificamente no Dedicated (2019) para produzir essas duas faixas refrescantes, que são seguidas de “Go Find Yourself or Whatever”, a balada oficial do projeto, que relata sobre fragilidade e busca da sua própria essência.
A versão standard do álbum termina com a brilhante faixa “The Loneliest Time” que deixa claro o porquê de ter sido a escolha para o nome do projeto. A única parceria do disco funciona perfeitamente para finalizar o projeto de maneira triunfante, com direito a um videoclipe divertido, o qual teve a parte da bridge virilizada na rede social Twitter. O contraste de vozes entre Rufus e Carly conversam alinhadamente para texturizar esta canção que fala sobre amantes que desejam voltar, pelo menos por uma noite.
The Loneliest Time é mais um projeto consistente e coeso de Carly Rae Jepsen, que vem seguindo uma direção de qualidade e minuciosidade em produção musical desde seu álbum EMOTION (2015), que foi um divisor na sua carreira e que atraiu e fixou a maior parte do público fiel à cantora, de “Call Me Maybe” até hoje. Com o atual disco, a artista reuniu uma justa pontuação de 78 no Metacritic baseado em 15 críticas.
Álbum: The Loneliest Time
Artista: Carly Rae Jepsen
Editora: Interscope Records
Data de lançamento: 21 de outubro de 2022