A seleção nacional estreou-se a vencer na 22ª edição do Campeonato do Mundo.
O tão esperado dia de estreia da seleção nacional chegara. Na última quinta-feira, Portugal defrontou a seleção ganesa para a primeira jornada da fase de grupos do Campeonato do Mundo. Depois de alguns sobressalto a equipa lusa venceu por 3-2.
Numa primeira parte com poucos momentos que agitassem o público nas bancadas, a equipa orientado por Fernando Santos conseguiu manter o controlo e o domínio do jogo. Destaque para um golo português, da autoria de Cristiano Ronaldo, anulado por falta cometida pelo avançado.
As equipas regressaram aos balneários sem se verificarem qualquer tipo de alterações no marcador. Ao longo do primeiro tempo ambos os conjuntos não foram capazes de criar ocasiões de perigo à baliza adversária.
Por outro lado, a segunda metade do encontro contou uma história pouco diferente. O domínio luso manteve-se, mas o número de oportunidades aumentou. A contagem abriu por parte do suspeito do costume. Com este golo, Cristiano Ronaldo acrescentou mais recorde batido na sua carreira, tornando-se o primeiro jogador de sempre a marcar em cinco Mundiais.
Aos 73 minutos, a seleção ganesa chegou ao empate, com um golo da autoria do capitão André Ayew. Contudo, a igualdade não durou muito tempo, pois a seleção nacional portuguesa voltou à carga. Aos 78 minutos, assistido por Bruno Fernandes, João Félix colocou Portugal no comando do resultado.
Dois minutos depois, com mais uma assistência de Bruno Fernandes, numa transição ofensiva, Rafael Leão fez o terceiro para os heróis do mar. Por fim, aos 89 minutos, Osman Bukari marcou o golo final da partida, estabelecendo o resultado final em 3-2.
O destaque da FIFA, com o prémio Budweiser Player of the Match (Jogador da Partida) foi o capitão da seleção nacional, Cristiano Ronaldo. O caminho da armada lusa neste Campeonato do Mundo segue com o embate contra Uruguai. O jogo está marcado para as 19 horas desta segunda-feira, dia 28 de novembro.
Recorde ainda: Grupo H: Portugal volta a encontrar carrasco do último Mundial