Sessão está marcada para 16 de novembro
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai apresentar na próxima quarta-feira, dia 16, o diagnóstico da população imigrante que reside no concelho. O estudo tem por objetivo compreender a dimensão da população imigrante na região e a sua atual situação.
O diagnóstico em causa visa a resolução de uma análise demográfica da população imigrante residente no município, percebendo a situação dos emigrantes com base numa amostra – desde a composição familiar, a habitação, as causas da imigração, a integração na comunidade e o relacionamento com entidades e serviço públicos. De recordar que, segundo os dados (ainda) provisórios dos Censos 2021 disponibilizados pelo INE, a população de Vila Nova de Cerveira contempla 8.923 residentes, registando uma perda de 3,6% da sua população em comparação com os valores registados nos Censos 2011. Já o número de residentes de naturalidade estrangeira aumentou exponencialmente, estimando-se que nesta altura corresponde a 12,3% da população total do concelho.
O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, afirmou que este diagnóstico vai servir de base ao “Plano Municipal para a Integração de Migrantes (PMIM), tendo em vista o desenvolvimento de políticas públicas transversais e setoriais, almejando a atração de novos migrantes, a integração dos imigrantes e a gestão e valorização da interculturalidade”.
Na visão do autarca, “as questões demográficas, nomeadamente os desequilíbrios demográficos e as políticas de natalidade e de imigração, apresentam-se como um dos maiores desafios que pairam no mundo, obrigando ao estabelecimento de novas prioridades no que à agenda do futuro diz respeito”.
O evento vai iniciar com a intervenção do presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, à qual se segue a exposição do diagnóstico, da autoria de José Cunha Machado, professor da Universidade do Minho. Já a aplicação dos resultados do diagnóstico, que tem em vista a criação do Plano Municipal para a Integração dos Migrantes, vai ser apresentada por Cristina Martins, Técnica Superior da autarquia de Cerveira. A sessão de encerramento será da responsabilidade de Sónia Pereira, Alta Comissária para as Migrações. No final da apresentação irá decorrer uma visita guiada à XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira.
A sessão está marcada para o próximo dia 16, pelas 18h00 no Auditório José Manuel Carpinteira do Fórum Cultural de Cerveira.