O município apela à solidariedade dos bracarenses.

A Câmara Municipal de Braga vai transformar a festa de passagem de ano num evento solidário. A receita gerada vai reverter a favor da Cerci Braga – Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos mais Incluídos.

Na noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro, o Altice Fórum vai receber artistas como o Tony Carreira, Os Bolha e o DJ Pedro Simões. Além dos momentos musicais, os visitantes vão ter oportunidade de usufruir da pista de gelo e outras diversões.

O caráter solidário visa possibilitar o funcionamento de duas residências de autonomização e inclusão, ao cargo da Cerci Braga. Atualmente, estas acolhem sete pessoas com necessidades especiais a nível mental.

Em declarações ao Correio do Minho, a presidente da cooperativa, Vera Vaz, partilhou a esperança de ver o recinto cheio, de modo a garantir o máximo de ajuda financeira. Este apoio assume especial importância, uma vez que, durante o ano presente, a instituição lutou contra grandes dificuldades para manter as residências ativas.

Em meados deste mês, a Cerci Braga celebrou o acordo de cooperação com a Segurança Social que assegura o funcionamento de uma das residências. Contudo, o mesmo não está garantido para a segunda nem para o reembolso do investimento feito nestas respostas sociais.

A direção da instituição prospera “um momento de solidariedade único da cidade”, sobretudo depois da adesão satisfatória à campanha Pirilampo Mágico e à loja de Natal. Além das residências, a Cerci Braga tem a funcionar um Centro de Atividades e Capacitação para Inclusão. Ainda, deseja a construção de um lar residencial.