O júri internacional da candidatura visitou Braga.

Em conjunto com Aveiro, Évora e Ponta Delgada, Braga é candidata ao título de Capital Europeia da Cultura 2027. No dia 7 de dezembro conhece-se o nome da cidade portuguesa vencedora.

Na última quarta-feira, 30 de novembro, o júri internacional que avalia o processo de candidatura da Capital Europeia 2027, visitou a cidade bracarense. A comitiva esteve em contacto com a diretora regional da Cultura no Mosteiro de Tibães, reuniu-se com associações culturais, membros da Assembleia Municipal e outros protagonistas e agentes culturais da região.

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, declarou que “Braga mostrou que quer ser Capital Europeia da Cultura”. Acrescentou que as expectativas para atingir o objetivo estão altas. “A cidade fez tudo o que estava ao seu alcance para apresentar uma candidatura excecional, uma candidatura dos bracarenses, de todo o concelho, mas também de toda a região e da Euro região”, continua. O autarca acrescenta: “esta candidatura mobilizou apoios a todos níveis no Norte de Portugal e em toda a Galiza, assumindo-se como um excelente desafio para aquilo que a Europa deve ser no futuro, onde a Cultura desempenha um papel fundamental”.

A candidatura da cidade tem como mote “‘Tempo de Contemplação”, um registo de 48 projetos de arte que se dividem pelos quatro principais polos da candidatura: empatia, deambulação, desassossego e criação. Assim, vão decorrer ainda seis eventos chamados “celebração”. Mais de 85% dos projetos são de natureza regional e os outros 45% afirmam a cooperação entre o norte português e a Galiza.

Entre os dias 5 e 6 de dezembro, Lisboa testemunha uma nova audiência das cidades finalistas, estando a audiência de Braga marcada para o dia 6, pela manhã. Os resultados são anunciados dia 7 de dezembro.