Espetáculos centram-se na música, teatro e comédia.

Um novo ano inicia-se com o desejo de que a quantidade de atividades culturais no Minho seja igual ou superior à de 2022. A promessa vai ser cumprida e janeiro já está preparado para abraçar cada recanto minhoto com inúmeros momentos dedicados à cultura.

Concerto de Ano Novo – Guimarães

A cidade onde Portugal nasceu vai receber 2023 de maneira especial, com a companhia da Orquestra e da Academia de Bailado de Guimarães. O tradicional Concerto de Ano Novo vai decorrer no primeiro dia do ano, pelas 17h00, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

Através da direção do maestro titular Vítor Matos, o público é convidado a conhecer o reportório de baile francês do final do século XIX. Bizet, Berlioz, Saint-Saens e a família Strauss vão estar em evidência, com algumas das suas célebres obras. A viagem ao passado vai culminar com a junção perfeita da Academia de Bailado vimaranense ao momento musical.

Município de Guimarães | Facebook

David Bruno – Braga

David Bruno inicia a sua tour de 2023 em Braga, mais precisamente no Theatro Circo. No dia 14 de janeiro, a cidade recebe o cantor natural de Gaia e o seu mais recente álbum Sangue & Mármore (2022).

A audionovela, lançada no último trimestre de 2022, conta com as colaborações de Gisela João, Rui Reininho e Marlon Brandão. A obra foi inspirada nas memórias de infância e nas observações feitas através da janela do artista, durante o período de confinamento.

Theatro Circo | Facebook

Hugo Sousa: Praticamente Estável – Barcelos

A digressão do novo espetáculo de Hugo Sousa está prestes a chegar a Barcelos. No dia 18 de janeiro, todos os caminhos vão dar ao Theatro Gil Vicente para assistir a “Praticamente Estável”.

O oitavo solo de stand-up do comediante centra-se no seu último ano, repleto de mudanças e novas experiências, onde tenta encontrar o ponto de equilíbrio. Hugo Sousa recomenda os espectadores a “levarem os avós sob o pretexto de que é uma missa”.

Theatro Gil Vicente | Facebook

Anónimo Não é Nome de Mulher – Vila Nova de Famalicão

A peça de teatro “Anónimo Não é Nome de Mulher” tem a sua estreia marcada para o dia 19 de janeiro, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Nos dois dias seguintes, o espetáculo também está em exibição, pelas 21h30.

Durante 70 minutos, vão ser resgatadas histórias silenciadas de mulheres dadas como loucas, internadas e esquecidas em hospícios. A coprodução Narrativensaio – AC e a Casa Das Artes de Famalicão questionam se a bondade pode vencer a opressão, num lugar tão desumano e em regimes tiranos. O momento vai evidenciar a dualidade entre o amor e a violência, a loucura e a verdade, a fama e a solidão, a violência e o feminismo, entre as quatro paredes do hospício de Santa Teresa.

Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão | Facebook

Mário Laginha & Pedro Burmester – Guimarães

Mário Laginha e Pedro Burmester são os responsáveis por uma viagem musical de memórias, no dia 21 de janeiro, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor. Através de um concerto íntimo a quatro mãos, os amigos e colegas vão recordar grandes artistas.

Bernardo Sasseti e as suas obras vão ser relembradas, numa bonita homenagem à “estrela cintilante que se apagou cedo demais”. Viajando do tango ao bolero e jazz, também Piazzolla e Ravel vão ser protagonistas, nessa noite de muita emoção.

Centro Cultural Vila Flor | Facebook

Monólogos da Vacina – Viana do Castelo

Depois de ter percorrido Portugal de norte a sul e passado pelos arquipélagos, chegou o momento de João Baião se apresentar em Viana do Castelo. O Teatro Municipal Sá de Miranda vai ser o palco da comédia musical “Monólogos da Vacina”, no dia 21 de janeiro.

Através de coreografias, canções e diálogos, o espetáculo aborda temas atuais, com uma pitada de humor e diversão à mistura. Ao lado de João Baião, vão estar Cristina Oliveira, Mané Ribeiro, Susana Cacela, Telmo Miranda e bailarinos.

Câmara Municipal de Viana do Castelo | Facebook

Jorge Palma – Barcelos

O conceituado músico português, Jorge Palma, vai recordar grandes e conhecidos temas, no dia 28 de janeiro, no Theatro Gil Vicente. “Encosta-te a mim”, “Deixa-me rir” e “Frágil” são alguns dos hinos intemporais do artista.

Da sua obra mais recente destaca-se o projeto Juntos, disco que regista o momento em que partilhou o palco do Theatro Circo com Sérgio Godinho. Em Barcelos, o cantor vai estar acompanhado pelo seu filho Vicente Palma e por Gabriel Gomes, antigo integrante da Sétima Legião e Madredeus.

Produção de fotografia do concerto de Jorge Palma, Rui Massena e Orquestra de Coimbra nos Coliseus Lisboa e Porto, em Lisboa.