Minhotos somam a sexta derrota consecutiva no campeonato.

O Famalicense AC visitou esta quarta-feira o Pavilhão Dr. Salvador Marchado, em Oliveira de Azeméis, para defrontar a UD Oliveirense no último jogo do ano de 2022. O encontro não correu de feição à equipa de Famalicão, que perdeu por 8-4 e acentuou o mau momento no Campeonato Placard.

Os primeiros minutos do encontro foram muito animados, com golos e boas oportunidades para as duas equipas. Xavi Cardoso, aos cinco minutos, concedeu uma vantagem madrugadora de dois golos aos oliveirenses. Os minhotos responderam na mesma moeda, igualando o jogo apenas dois minutos depois graças aos remates certeiros de Carlos Dias e Hugo Costa.

O ritmo não abrandou e a equipa da casa voltaria a faturar por duas vezes de rajada, por intermédio de Lucas Martínez. Hugo Costa reduziu para 4-3 aos 20’ e teve no stick a possibilidade de levar a partida empatada para o intervalo, mas permitiu a defesa a Diogo Alves na cobrança de um pénalti.

A equipa da casa entrou mais acutilante no segundo tempo, tendo Marc Torra ampliado para 5-3. Pouco depois, o espanhol desperdiçou uma grande penalidade, mas foi mesmo a bola parada a dar o sexto golo aos oliveirenses. Jordi Adroher converteu um livre direto a penalizar a décima falta dos forasteiros.

Ultrapassado o pior momento no encontro, o Famalicense AC conseguiu reduzir para 6-4 por Tomás Castanheira, ainda com mais de dez minutos para se jogar. Joca Guimarães teve a possibilidade de aproximar ainda mais o marcador, mas não foi capaz de converter em golo o livre direto resultante da décima falta da UD Oliveirense. A seis minutos do final, os oliveirenses sentenciaram o resultado com dois tentos no mesmo minuto. Xavi Cardoso completou um hat-trick, enquanto Jorge Silva se encarregou de definir o resultado final (8-4).

O Famalicense AC mantem assim a 11ª posição, a primeira acima da linha de água, com sete pontos. Os minhotos regressam à competição já em 2023, com uma visita ao CD Paço de Arcos no dia 7 de janeiro.