Os vizelenses teriam de vencer o FC Porto para seguir em frente, mas acabaram derrotados.
O FC Vizela defrontou o FC Porto, nesta última sexta-feira, no último jogo da fase de grupos da Taça da Liga. O jogo era de caráter decisivo e, por isso, prometia emoções fortes. Ambas as equipas do grupo A tinham a oportunidade de passar. O FC Porto tinha quatro pontos e o FC Vizela dois pontos. O CD Mafra também estava à procura de passar, estando empatados com o FC Vizela na tabela.
Mal arrancou a partida, FC Porto fez o primeiro golo, logo no minuto inicial. O avançado espanhol, Toni Martínez aproveitou um erro de Buntić para inaugurar o marcador. O guarda-redes do FC Vizela recebeu um passe à sua frente e não reagiu, Toni Martínez não hesitou, correndo para a bola e levou-a até à baliza.
Apesar deste erro de Buntić, o FC Vizela esteve bastante motivado durante os primeiros 20 minutos de jogo. A equipa minhota controlou o jogo, procurou aberturas e oportunidades para empatar, colocando a bola nas costas da defesa portista.
Estas tentativas todas levaram a duas oportunidades que poderiam ter resultado no empate. A primeira grande oportunidade foi aos 11 minutos, quando Alex Mendes remata a bola à entrada da área. O esférico acabou desviado por Wendell.
A segunda grande oportunidade do Vizela foi um momento marcante no jogo. Após uma grande jogada pela equipa vizelense, Alexander Schmidt encontrava-se frente a frente com a baliza aberta. O jogador do FC Vizela acabou por rematar a bola ao lado da baliza e o lance foi anulado por fora de jogo pelo árbitro assistente.
Aos 26 minutos Toni Martínez quase fez o segundo golo da partida. O avançado espanhol tentou chegar a uma bola cruzada por Galeno, mas não conseguiu empurrar a bola para dentro da baliza. O jogo manteve-se bastante renhido até ao fim da primeira parte.
No início da segunda parte, só o FC Porto fez alterações com as saídas de Toni Martínez, Danny Loader e João Mário, e as entradas de Mehdi Taremi, Evanilson e, o recém-chegado do Campeonato do Mundo, Otávio.
Passados três minutos do arranque da segunda parte, Galeno fez o segundo golo da partida. O brasileiro de 25 anos entrou pelo lado esquerdo da área e colocou a bola no lado direito da baliza. O FC Porto voltou a marcar rapidamente, como já tinha feito na primeira parte.
Notou-se também que o FC Vizela começou a tomar uma abordagem mais agressiva na sua defesa. Em sete minutos, Igor Julião e Raphael Guzzo realizaram entradas que acabaram por ser sancionadas com um cartão amarelo para cada um.
O FC Vizela começou a demonstrar mais dificuldades na segunda parte, enquanto o FC Porto melhorou imenso após o intervalo. Os azuis e brancos criaram várias chances durante os primeiros 20 minutos da segunda parte, conseguindo chegar ao 3-0, graças a um golo de Wendell.
Aos 63 minutos Milutin Osmajić correu isolado para a baliza dos dragões, mas rematou a bola à figura. O lance acabaria também por ser invalidado, pois o camisola nove do FC Vizela estava em posição irregular.
Aos 65 minutos, foi assinalada grande penalidade para o FC Porto. Evanilson dominou uma bola com o peito e o capitão do FC Vizela, Kiki Afonso, agarrou no braço do avançado brasileiro. Mehdi Taremi não desperdiçou e fez o 4-0 para o FC Porto. Buntić ainda adivinhou o lado, mas não foi o suficiente para evitar o golo. O ritmo do jogo, a partir do quarto golo dos dragões, diminuiu e não houve mais mudanças no marcador. O FC Porto venceu o FC Vizela, por 4-0.
Sendo assim, o FC Porto avança para os quartos de final da Taça da Liga e o FC Vizela fica de fora da competição. O FC Vizela prepara agora o jogo contra o Vitória SC, no dia 30 de dezembro, a contar para 14º jornada da Liga Bwin. O duelo tem início às 19h00.
Recorde ainda: FC Vizela divide pontos em Mafra