Vizelenses quebraram jejum de três jogos sem vencer.
Esta sexta-feira, o FC Vizela recebeu a formação do Vitória SC, num jogo a contar para a jornada 14 da Liga Bwin. O dérbi minhoto terminou com goleada vizelense, por 3-0.
As duas equipas chegaram a este duelo a viver momentos distintos na temporada. O FC Vizela, nos últimos nove jogos, só havia vencido por uma vez. Já o Vitória SC, pelo contrário, só tinha perdido uma vez nas últimas treze partidas que disputou. No entanto, tanto os vizelenses como os vimaranenses já não venciam há três encontros.
A jogar no concelho vizinho, foi o Vitória SC a entrar melhor no jogo. Ainda nos primeiros cinco minutos, Miguel Maga cabeceou à barra da baliza de Buntic e, na recarga, Johnston viu o golo ser negado pela defesa do FC Vizela.
Os conquistadores continuaram a insistir e até acabaram por marcar aos oito minutos. No entanto, o golo de Anderson foi invalidado devido a posição irregular aquando do passe de Hélder Sá. Depois de uns primeiros dez minutos de superioridade vimaranense, a toada do jogo equilibrou.
Ao minuto 31, Ibrahima Bamba quase provocava calafrios aos adeptos do Vitória SC. Kiko Bondoso cruzou sobre o lado esquerdo e Bamba por pouco não introduziu a bola na própria baliza. Valeu Bruno Varela, atento, a evitar o golo do FC Vizela.
Os vizelenses cresceram na partida e inauguraram mesmo o marcador ao minuto 43. Ibrahima Bamba cometeu grande penalidade sobre Osmajic e Samu foi chamado para assumir a responsabilidade. O capitão do FC Vizela não tremeu perante Bruno Varela e fez o 1-0. O placard não se alterou até ao intervalo.
Na retoma da segunda parte, Samu foi novamente o protagonista. Raphael Guzzo fez um passe a rasgar a defesa vitoriana, Bruno Varela saiu em falso e Samu picou a bola por cima do guardião vimaranense para fazer o 2-0.
A partir do segundo golo, o FC Vizela esteve sempre mais próximo de aumentar a vantagem do que o Vitória SC de a reduzir. Ibrahima Bamba não estava a conseguir travar Osmajic em velocidade e o avançado ficou muito perto de assistir Kiko Bondoso, ao minuto 52. Contudo, o camisola dez falhou o alvo. No minuto seguinte, foi a vez de Osmajic rematar, mas Bruno Varela levou a melhor.
O Vitória SC tentou reagir. Moreno, treinador dos vimaranenses, substituiu Bamba por André Silva, com o intuito de ter mais elementos no seu meio campo ofensivo. No entanto, as melhores chances continuaram a ser vizelenses. Osmajic até chegou a fazer o 3-0, mas o golo foi anulado por fora-de-jogo.
Nos últimos 20 minutos de jogo, o Vitória SC cimentou-se no ataque, mas os remates de longa distância não levaram grande perigo à baliza de Buntic. Os vizelenses responderam às tentativas vimaranenses da melhor maneira e ampliaram a vantagem para 3-0. Osmajic apanhou a defesa vitoriana em contrapé e fez um chapéu a Bruno Varela. O resultado não sofreu mais mudanças e os vizelenses levaram a melhor frente ao Vitória SC.
Com esta vitória, o FC Vizela sobe duas posições na classificação e ocupa agora o 11º lugar da Liga Bwin, com 18 pontos. Já o Vitória SC permanece na sexta posição, com 23 pontos. Na próxima jornada, os vizelenses enfrentam o FC Famalicão, fora de casa. O dérbi minhoto está marcado para sexta-feira, dia 6, às 21h15. O Vitória SC recebe o Rio Ave FC no sábado, dia 7, às 18h00.