Minhotos ainda desperdiçaram uma grande penalidade.

Gil Vicente FC e CD Santa Clara confrontaram-se, esta quinta-feira, em partida relativa à 14ª jornada da Liga Bwin. A jogar em casa, os galos fecharam 2022 com uma vitória pela margem mínima, no jogo de estreia de Daniel Sousa a comando dos pupilos na Primeira Liga Portuguesa.

No Estádio Cidade de Barcelos, as formações não deram tréguas às más condições climatéricas e protagonizaram um jogo de grande intensidade. O Gil Vicente FC entrou mais forte e com maior posse de bola, mas com os insulares a acompanhar o ritmo no jogo. Ao minuto 13, Matheus Babi atrapalhou-se com a bola e desperdiçou a única ocasião de golo dos açorianos na primeira parte.

Fortes a nível ofensivo, os açorianos foram conseguindo criar dificuldades à equipa barcelense e dificultando as movimentações até à baliza de Gabriel Batista. Ainda assim, a formação caseira foi mais competente e, apesar da dificuldade em penetrar na área adversária, descobriu o antídoto para fazer o golo. Aos 40 minutos, Murilo colocou os galos na frente do marcador com um remate de fora da área. O esférico tabelou no defesa açoriano, mas só parou no fundo das malhas. Os gilistas foram assim para intervalo a vencer por 1-0.

Apontado o início da segunda parte, o CD Santa Clara entrou renovado, mais agressivo no encontro. No entanto, um braço do central Ítalo concedeu ao Gil Vicente FC uma grande penalidade e a oportunidade soberana dos galos para ampliar a vantagem. Navarro pontapeou, mas a bola embateu no poste esquerdo e, na recarga, ninguém conseguiu rematar certeiro.

A segunda etapa da prova abriu portas a um jogo mais equilibrado e com mais ocasiões de perigo flagrante. Ao minuto 86, por um triz os gilistas não viram o empate surgir no marcador. Cristian Tassano cabeceou, mas valeu a intervenção do defesa barcelense. Apesar de mais intensa, não foram apontados golos nos segundos 45 minutos e o resultado permaneceu favorável aos barcelenses, que venceram por 1-0.

Com este triunfo, o Gil Vicente FC regressa às vitórias, depois de um empate e seis derrotas consecutivas na Liga Bwin, e ascende à 15º posição, apenas a um ponto do rival CD Santa Clara. Os minhotos regressam a trabalhos dia 8 de janeiro, em partida fora de portas, diante do Boavista FC.

Recorde ainda: Gil Vicente FC eliminado da Taça da Liga