Gonçalo Ramos marcou três golos e fez uma assistência, frente à Suíça. Pepe, Raphaël Guerreiro e Rafael Leão também estiveram presentes no marcador lusitano.

Portugal defrontou a Suíça, esta terça feira, para decidir quem seguia para os quartos-de-final do Mundial 2022. A seleção portuguesa já não realizava tal feito há 16 anos e os suiços já não passavam dos “oitavos” há 68 anos. O resultado final foi uma goleada histórica. Portugal bateu a Suiça por 6-1

O 11 inicial de Fernando Santos sofreu algumas alterações, tendo como maior surpresa a decisão de colocar Gonçalo Ramos no início do jogo e Cristiano Ronaldo no banco de suplentes. Por outro lado, Murat Yakin não alterou muito a sua base, mas passou de um 4-2-3-1 para um 3-5-2.

Nos primeiros minutos da partida, o jogo esteve equilibrado para ambas as partes, com a Suíça e Portugal a tentarem manter a posse de bola, na perspetiva de criar algum perigo. A primeira ocasião flagrante só surgiu com o primeiro golo de Gonçalo Ramos. O avançado recebeu um passe de João Félix e rematou com força para o 1-0.

Pouco tempo depois, aos 21 minutos, apareceu uma nova chance de golo com um remate de fora de área de Otávio. No entanto, a bola foi parar aos braços do guarda-redes Sommer. O segundo golo chegou aos 33 minutos, com Pepe a cabecear a bola para dentro da baliza. O jogador português tornou-se assim o mais velho a marcar numa fase a eliminar do Campeonato do Mundo.

Apesar da vantagem de dois golos por parte de Portugal, a Suíça tentou minimizar a diferença, mas sem sucesso. Os hélveticos conseguiram criar poucas chances na primeira parte e cederam à pressão de Portugal com alguma facilidade. Gonçalo Ramos ainda tentou o “bis” antes de encerrar a primeira parte, mas Sommer fez uma grande defesa. O jogo seguiu para intervalo com o 2-0 no marcador.

Cinco minutos após o arranque da segunda parte, Gonçalo Ramos marcou o seu segundo golo do jogo, graças a uma assistência de Diogo Dalot. O avançado do SL Benfica só teve de encostar a bola para dentro da baliza. Dois minutos após o terceiro golo, Raphaël Guerreiro recebeu um passe, de Gonçalo Ramos, e rematou a bola por cima de Sommer, para fazer o 4-0.

Por esta altura, a seleção das quinas já estava bastante confortável com o resultado e a Suíça tentava arranjar forma de marcar, pelo menos, um golo. Manuel Akanji veio responder à falta de golos, marcando no minuto 58.

Apesar dos jogadores portugueses terem reduzido a sua posse de bola, conseguiram aproveitar os erros e falta de atenção dos suiços para fazer mais dois golos. No minuto 66, Gonçalo Ramos fez o primeiro hat-trick deste Campeonato do Mundo ao marcar o quinto golo da seleção portuguesa. Foi desta forma que o avançado português encerrou a sua exibição fantástica neste jogo, antes de ser substituído por Cristiano Ronaldo aos 74 minutos.

Ronaldo tentou a sua sorte ao minuto 84, com um remate para dentro da baliza de Sommer, mas o golo foi anulado devido à posição irregular do astro português. Foi Rafael Leão, que entrou ao minuto,  a encerrar o marcador. Com um belo remate à entrada da área, o camisola 15 nem deu a oportunidade a Sommer para se mover e tentar defender.

Desta forma, a seleção nacional avança para os quartos-de-final, eliminando a Suíça com uma goleada por 6-1. Fernando Santos e a sua equipa encontram pela frente a seleção de Marrocos, que eliminou a Espanha no seu último jogo. O encontro está marcado para o próximo sábado, no Estádio Al Thumama, às 15h.

Recorde ainda: Portugal sai derrotado frente à Coreia do Sul