As programações centram-se em levar a alegria do Natal às crianças.

A magia do Natal enche de luz e esperança as cidades minhotas no último mês do ano. O ComUM reuniu as principais programações culturais natalícias para que viva o espírito festivo no seu expoente máximo. De Braga, a Viana do Castelo, passando por Guimarães, com luzes, pinheiros e mercados de Natal, as famílias vão viver o calor do Natal no Inverno minhoto.

Braga

A cidade romana, em dezembro, é transformada na cidade Natal. A visita a Braga nas últimas semanas do ano, não dispensa um passeio perto da árvore de Natal, de 16 metros, na Praça da República. A acompanhar a árvore, nas ruas do centro da cidade a iluminação aquece o coração de quem a visita. As luzes estão ligadas apenas das 18h30 às 00h00, com o objetivo de poupar energia.

O programa da cidade é muito diverso e assinala de forma exemplar a aproximação do Natal com concertos, peças de teatro e dança. Além disso, as tradições não são deixadas ao acaso. O Bananeiro, no dia 24 de dezembro é uma delas, e consiste num momento de confraternização entre amigos no centro da cidade.

Mercados de Natal são uma forma de incentivar à compra no comércio local e tradicional. Em Braga esta iniciativa estreou-se este ano, na Praça do Município, onde podem ser feitas as compras dos presentes de última hora, e conhecer alguns dos comerciantes, que habitualmente se encontram noutros espaços da cidade.

Para os mais novos não faltam oportunidades para se divertirem na pausa letiva do Natal. No recinto do Altice Forum Braga está instalado um parque de diversões com pista de gelo e carrosséis. Concertos, hora do conto e teatros também são momentos dinamizados para as crianças.

Guimarães

A cidade berço recebe o Natal nas principais ruas com iluminação, concertos, animações de rua e a árvore iluminada no Largo do Toural. Também nesse largo se encontra a Casa do Pai Natal, o espaço de eleição das crianças, e que continua a alimentar-lhes a magia de viver esta festividade.

Já no Largo Condessa do Juncal foi instalado um Mercado de Natal, com várias tendas de comércio local, onde os visitantes podem comprar os presentes, produtos para a consoada ou aproveitar para lanchar. Neste mercado, aberto até às 13h00 do dia 24 de dezembro, pode-se esperar animação com música, marionetes e teatro.

Paradas natalícias são um clássico no que toca a programação natalícia. Em Guimarães não faltam, e antes da consoada, na manhã de dia 24 os vimaranenses vão ter a presença do Pai Natal no cortejo.

Viana do Castelo

Viana do Castelo afirma-se o “coração do Natal”, e assim sendo, durante o último mês do ano a cidade enche-se de espírito natalício com a Praça Natal, o Mercado de Natal e diversas animações de rua. A Praça da República é o centro do Natal vianense, a Praça Natal, onde ao longo do mês.

As iluminações em Viana do Castelo são apagadas às 22h00 durante a semana, e às 00h00 durante o fim-de-semana, pensando na poupança energética.

Barcelos

Barcelos apostou na qualidade da sua programação natalícia. A cidade esteve iluminada não só pelas luzes que se espalham pelas ruas, mas também pela energia natalícia.

O mercado natalício da cidade funciona até ao fim do ano. Tem o objetivo de mostrar aos barcelenses as opções locais e tradicionais para as suas compras, nesta altura marcada pelas compras e pelo consumo, e apoiam também os profissionais que expõem os seus produtos.

A cidade apostou nos presépios, para levar a conotação religiosa da festividade às famílias, em formatos de workshop e com presépios de visita livre e gratuita. O Campo 5 de outubro transformou-se na Aldeia Natal, e circula pela cidade a Charrete Natal, uma viagem pelo espírito natalício.

 

Arcos de Valdevez

Em Arcos de Valdevez a programação de Natal prolonga-se até ao dia 6 de janeiro. Como habitual, a cidade veste-se a altura para viver o espírito natalício, com destaque para as luzes, decorações e música nas ruas da cidade.

Este ano, a aposta foi em transformar os recursos naturais da região num cenário natalício, criando a Floresta Encantada. Esta floresta decorada pode ser visitada para fazer trilhos.

Até ao inicio do próximo ano decorre o Natal na Porta do Mezio que prolonga esta festa para as crianças, com diversas atividades.