O álbum critica uma sociedade que é ainda baseada no patriarquismo e em valores antifeministas.(G)-Idle, um grupo feminino pertencente à Cube Entertainment, regressou no dia 17 de outubro aos palcos com o seu EP I Love produzido pelas integrantes do grupo.

Soompi

Conhecidas como sendo um grupo feminino de cinco integrantes que traz sempre músicas fora do convencional. Além  de um dos únicos grupos femininos da sua geração no KPOP a produzirem as suas próprias músicas, o (G)-idle prova novamente que são um grupo á frente do seu tempo.

A faixa título “Nxde” apresenta-se com um music vídeo extremamente interessante e esteticamente apelativo que demonstra a sensualidade da mulher. Remete para os primeiros anos de emancipação feminina pelo vestuário, cenas e cenários que se complementam com a letra, mas que remetem também à atualidade. A letra da música acusa as pessoas de sexualizarem erradamente as mulheres e apela à vivência da sensualidade feminina na sua naturalidade.

A música é considerada uma das melhores do grupo não só pela sua crítica social, mas também pela forma como foi construída com os seus adereços que a distinguem de todas as outras músicas do grupo, e também dos conceitos que são geralmente associados a grupos femininos num país ainda conservador como a coreia.

O EP segue-se com a músicaLove que elabora a ideia de amor próprio. Conta a história de um término de relacionamento que fez com que o desenvolvimento de autoconhecimento e amor próprio fosse reforçado. Como a própria letra da música ilustra, o verdadeiro amor foi encontrado, neste caso dentro delas próprias. “Obrigada, tu fizeste-me encontrar o meu amor verdadeiro, o meu amor (Adivinha quem) o meu amor sou eu”.

“Change” é uma música mais emotiva que faz referência às dificuldades do grupo e constrói a ideia de que fama e dinheiro não são apenas os lados de se ser um ídolo, de uma indústria tão complicada e ainda conservadora como a indústria musical coreana. De uma forma subtil as artistas cantam sobre sentimentos de dificuldade e tristeza sobre tudo parecer “perfeito”, mas na realidade não o ser.

A música “Reset” pode ser relacionada com a primeira música do EP por mais uma vez elaborar a ideia de amor própria, após o término de um relacionamento. Neste sentido, um relacionamento abusivo e a solitude tornam-se uma forma de cura interior, mas também de desenvolvimento pessoal. Sculpture continua a aprimorar este conceito através da descrição de um relacionamento abusivo em que a mulher é submissa à vontade de alguém pela procura de receber o seu amor.  É uma música que mais uma vez constrói a imagem do álbum sobre amor próprio e empoderamento feminino. Até pelo seu nome Sculpture ligado á esperada perfeição feminina.

O EP é encerrado com “Dark” (X- File) que é uma música sobre dependência emocional num relacionamento romântico e a dificuldade em conseguir apagar os traços daquela relação e da pessoa. O EP atingiu o PAK (Perfect all kill) que ocorre na indústria coreana quando um grupo tem uma música premiada em tempo real nas principais paradas musicais coreanas:  Melon, Genie, Bugs, YouTube Music, VIBE, FLO e iChart. O álbum foi o segundo do grupo a atingir o PAK tendo o primeiro sido este ano com o seu álbum TOMBOY. O vídeo musical oficial da faixa título Nxde conta com mais de 129 milhões de visualizações. O álbum ficou ainda no 13º lugar da billboard 200 na venda de músicas digitais mundiais da billboard. O grupo angariou ainda 11 prémios nas diferentes premiações semanais coreanas durante as promoções de Nxde.

(G)-Idle consagrou-se mais uma vez como um grupo feminino revolucionário da sua geração ao apresentar o conceito de empoderamento feminino e reforçar a emancipação feminina numa indústria musical que continua a desvalorizar as mulheres vendo-as apenas como fruto passível de ser sexualizado.  Todas as músicas do álbum tiveram contribuições das cinco integrantes que procuraram entregar um conceito de crítica social.