A nova presidente obteve 2350 votos.

Margarida Isaías, candidata pela Lista A, é a nova presidente da direção da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). A estudante de Medicina venceu Inês Castro (Lista M). Miguel Lima, da lista B, vai presidir a Mesa de Reunião Geral de Alunos (RGA). Quanto ao Conselho Fiscal e Jurisdicional (CFJ), Pedro Antunes, da lista C, é o novo rosto.

A lista A, de Margarida Isaías, conseguiu 2350 votos (82.51%). Já a lista M, de Inês Castro, conquistou 359 votos (12.61%). Os votos brancos foram 139 (4.88%).

Margarida Isaías, a nova presidente da direção da AAUM acredita que “haver continuidade não significa fazer exatamente o mesmo trabalho”. A estudante acrescentou ainda que a lista A vai “procurar entender as coisas boas e perceber aquilo que deve ser melhorado”.

Francisco Alves/ComUM

A lista B, de Miguel Lima, arrecadou 1365 votos (60.42%) para a RGA. Por sua vez, Sofia Lucas, da lista E, obteve 666 votos (29.48%). O número de votos brancos foi de 228 (10.09%).

O novo presidente da mesa da Reunião Geral de Alunos, Miguel Lima, aproveitou para deixar uma “nota positiva para aquilo que foram as eleições da AAUM”. O aluno de Administração Pública disse que a lista B vai “assumir um compromisso com os estudantes”.

Sofia Lucas, da lista E, garante que “não é o resultado pretendido”. Ainda assim, Sofia mostra-se satisfeita por a sua lista ter procurado “encorajar a mudança na comunidade estudantil”. Quanto à abstenção, a estudante considera que “continuar a apostar no e-votum é errado”.

Eleições AAUM

Francisco Alves/ComUM

A lista C, representada por Pedro Antunes, foi eleita com 1310 votos (59.36%). Já Daniela Amorim somou, com a lista D, 667 votos (30.22%). Com estes resultados, a lista C conquistou seis mandatos e a lista D conseguiu três mandatos. Quanto aos votos brancos, foram 230 (10.42%).

Pedro Antunes, o novo rosto do CFJ, está motivado para o novo mandato. “Acredito que, com as propostas que temos, vamos conseguir combater a abstenção e aproximar a comunidade estudantil à associação académica”, conclui.

André Rodrigues, representante da lista D no lugar de Daniela Amorim, refere que “vai fazer um trabalho conjunto [com os elementos da lista C] e em parceria também com os restantes órgãos”. Questionado sobre a taxa de abstenção, o estudante salienta que o “voto online não vai acrescentar nada”.

Margarida Isaías vai assumir funções no início de 2023.