A lista B candidata-se à Mesa da Reunião Geral de Alunos com o slogan Envolver Academia.

As eleições para a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) decorrem esta terça-feira, dia 6 de dezembro. Miguel Lima, aluno de Administração Pública, é candidato à presidência da Mesa da Reunião Geral de Alunos (RGA), pela lista B – Envolver Academia. O estudante explicou, em entrevista ao ComUM, os valores, princípios e objetivos da sua lista.

ComUM – Quais são os objetivos da candidatura da lista B?

Miguel Lima – Os nossos objetivos passam muito por aquilo que é o nosso slogan: envolver a academia. Queremos que os alunos tenham um papel participativo naquilo que são os assuntos relacionados com a associação académica.

ComUM – De que forma pretendem envolver os alunos?

Miguel Lima Através da divulgação daquilo que é a Reunião Geral de Alunos (RGA) e dos assuntos que aborda. Queremos dar a conhecer as competências da mesa. Temos várias medidas que pretendemos implementar. A primeira é pedir a divulgação da RGA a todos os núcleos, secções e delegações. Queremos também pedir a divulgação da RGA aos conselhos pedagógicos, via blackboard. É importante, ainda, manter uma constante relação tanto com departamento de comunicação da direção da AAUMinho, mas também com outros órgãos. Acreditamos que disponibilizar os documentos previamente dá aos alunos uma preparação antecipada para aquilo que pode vir a ser a sua participação na RGA.

Para além da convocatória para as RGA, é necessário enviar um email de reforço, uns dias antes, a alertar os alunos sobre a data das reuniões. Isto porque consideramos que sete dias pode ser excessivo. Outra das medidas passa por divulgar a RGA através de cartazes de forma física em todos os campi da universidade (Gualtar, Azurém, Couros e Congregados). Desejamos também elaborar, de forma dinâmica e acessível, uma newsletter. A newsletter tem como objetivo aumentar a interatividade e simplificar os assuntos deliberados em RGA. Queremos ainda elaborar um questionário antes de todas as reuniões. Apelo ao seu preenchimento, mas, claro, não é obrigatório. Serve sobretudo para a mesa ter dados reais sobre a participação nas RGA e, assim, fazer uma introspeção acerca dos seus meios de comunicação e divulgação. A ideia é canalizar alguns dos nossos trabalhos para certos meios de divulgação.

ComUM – Qual é a razão para os estudantes não se envolverem nas RGA?

Miguel Lima – Penso que seja falta de informação e interesse, por parte da comunidade académica, naquilo que são os órgãos da AAUM. A lista B compromete-se a mudar isso. Comprometemo-nos a envolver a academia. É preciso incutir um espírito associativista nos alunos. Cremos que os estudantes é que têm a palavra nos assuntos relativos à AAUM. Para isso, é necessário fomentar a participação. Acreditamos que uma deliberação é mais eficaz quanto maior for o número de vozes.

ComUM – Foste secretário no mandato de 2022 da RGA. Que balanço fazes sobre a tua experiência?

Miguel Lima – É uma experiência que me motiva a continuar. Confesso que gostei bastante do cargo. Tive a oportunidade de ter uma perspetiva mais interna daquilo que é a RGA. Consegui detetar alguns aspetos que podem vir a ser substancialmente melhorados. No entanto, a verdade é que no ano transato os índices de participação apresentaram um aumento de participação. Ainda assim, essa participação ainda é deficitária, tendo em conta a grandeza da comunidade académica e a importância dos assuntos que se debatem na RGA.

ComUM – Quais são os aspetos que consideras que podem ser melhorados na RGA?

Miguel Lima – A RGA padece de muitas necessidades. A maior é a envolvência dos alunos. Queremos que os alunos venham à RGA para discutir e debater. queremos, acima de tudo, uma participação efetiva dos alunos. Também queremos que eles deem a sua opinião O objetivo de aumentar a participação nas RGA é um trabalho que tem vindo a ser feito não só no último, mas nos últimos anos. Contudo, a participação é ainda deficitária face àquilo que é o contexto académico. A Universidade do Minho tem cerca de 21 mil alunos. A RGA costuma ter cem pessoas presentes. Ou seja, trata-se de uma participação muito aquém daquilo que pode ser uma voz estudantil.

ComUM – Tens alguma mensagem que queiras deixar à academia?

Miguel Lima – Podem acompanhar o trabalho da Lista B no Instagram. Partilhamos lá alguns dos nossos valores e alicerces. Passem por lá. Vejam quais são os nossos propósitos, a nossa conceção e aquilo que nós queremos fazer. Somos uma lista muito determinada e com uma grande convicção de envolver os alunos.