A formação destina-se a profissionais da área da saúde.

A Escola de Psicologia da Universidade do Minho (EPsi) vai promover um curso de formação especializada, designado por “Abordagem Integrada nos Cuidados de Saúde para Profissionais de Saúde”. O projeto resulta de uma parceria com a Unidade de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

Com a duração de um semestre, o curso vai iniciar-se em fevereiro deste ano. Tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde com competências para “colaborarem na prestação integrada de cuidados centrados na pessoa, aliando a saúde mental/comportamental à saúde física”.

Em entrevista À RUM, a coordenadora do projeto, Maria da Graça Pereira explicou que a formação tem como premissa o envelhecimento populacional. Este está bastante associado a uma “maior dependência”, necessitando as pessoas numa faixa etária avançada de “cuidados de saúde mais próximos”, constatou.

Da mesma forma, outro dos objetivos do novo curso é a diminuição do estigma em relação à saúde mental. Segundo a coordenadora, “quando a oferta [de cuidados de saúde mental] está disponível, por exemplo, no mesmo local que o utente tem acesso aos cuidados de saúde primários, os estigmas diminuem drasticamente”.

A formação destina-se a profissionais da área da psicologia, medicina, enfermagem, serviço social e gestão em saúde. As candidatura encontram-se abertas até 12 de janeiro. O curso engloba a Aliança de Pós-Graduações da Universidade do MInho, a qual é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência.