2023 está repleto de eventos em que o corpo e as artes exploram um conceito sensorial e de autodescoberta.
2023 arranca em peso no Centro Cultural Vila Flor (CCVF). O espaço cultural da cidade berço conta com um mês de janeiro cheio de eventos.
No próximo sábado, dia 7 de janeiro, acontece “Um teatro por dentro e por fora”, uma visita para crianças maiores de seis anos, a partir das 15h00. Com a oportunidade única de explorar o teatro, a experiência oferece o acesso a lugares normalmente reservados aos artistas e profissionais. Assim, toda a produção cénica é revelada.
No dia 8 de janeiro, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) é o lugar para os maiores de 6 anos explorarem a sua criatividade com a criação de figuras articuladas. A atividade acontece numa oficina, estando inserida na iniciativa “Domingos no Museu”.
Ainda em “Meio Isto e Meio Aquilo”, uma oficina dirigida por Teresa Ârede, os adultos e graúdos são convidados a juntarem-se à criação de um novo ser, completamente diferente do convencional. A imaginação é a chave do projeto, que promete trazer os seres mais estranhamente interessantes moldados pelas mãos dos participantes.
A 14 de janeiro, “Conversas de Corpo”, criação de Clara Bevilaqua e Guilherme Calegari e encenada por Fernanda Bevilaqua, toma lugar no Pequeno Auditório do CCVF. O evento destina-se a bebés e famílias. Para além disso, conta com a participação de bebés durante o próprio espetáculo dançado, numa experiência sensorial sem as hierarquias entre quem dança e quem acompanha.
As sessões do espetáculo estão agendadas de acordo com idade. Às 11h00, para bebés dos 12 meses aos três anos; e às 15h30, a crianças entre os três e os cinco anos.