A iniciativa celebra os 10 anos de Guimarães como Capital Europeia da Cultura 2012.

O novo espetáculo da associação cultural Outra Voz, “Uma Espécie de Coisa”, vai ser apresentado no Grande Auditório Francisca Abreu, do Centro Cultural Vila Flor, pelas 21h30 do dia 21 de dezembro. Esta iniciativa surge como resposta a uma proposta apresentada pela associação à Câmara Municipal de Guimarães, de forma a celebrar o décimo aniversário do encerramento de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.

Em palco vão juntar-se 200 pessoas de todos os cantos do concelho e territórios vizinhos. A ideia é que partilhem a sua voz e se juntem a guitarras, baixos, teclas, sopros e percussões, para reinterpretarem a música criada para o “Então Ficamos”, espetáculo inaugurado na cidade-berço em 2012, refletida aos dias de hoje.

Sob a direção artística de Rui Souza e Carlos A. Correia, “Uma Espécie de Coisa” é um projeto que tem a premissa de a comunidade ser o “sentimento de nós”. Este princípio traduz-se num espetáculo musical de envolvimento, cuja participação de um grupo bastante heterogéneo pretende promover o cariz universal da música.

O espetáculo vai contar com a presença de Amélia Muge, André Júlio Turquesa e João Neves. Esta evocação, passado uma década, permite gerar discurso sobre o impacto da capital europeia e das mudanças sociais que assistimos nesse período. Sobretudo, é uma oportunidade de (re)apresentar os temas musicais que foram criados em 2012, através do ato de transmissão do legado imaterial que é fundamental preservar.