As ações dos jovens na resolução deste problema dão esperança na corrida contra o tempo que é a luta ambiental.
A camada de ozono é fundamental para a vida do planeta Terra. É esta camada, situada na estratosfera, que absorve e protege dos raios ultravioletas e outros componentes que podem comprometer a existência do ser humano. Ao ComUM, o presidente da Society Loving the Planet, Diogo Silva, falou acerca da situação atual e do papel dos jovens nesta causa.
A atividade humana está diretamente ligada à destruição da camada de ozono e foi algo que chamou à atenção durante os anos 80. São químicos presentes em sistemas de refrigeração, solventes, sistemas de extinção de incêndios e certos pesticidas que, ao serem libertados para a atmosfera, entram em contacto com esta camada e a desfazem.
Por outro lado, a redução do uso de plástico, a reciclagem de materiais e a compra de produtos sustentáveis são algumas das medidas que tem sido adotadas e tem vindo a auxiliar na recuperação da ozonosfera. Pode ser observada uma melhoria desde que estas medidas foram implementadas em 1985 na Convenção de Viena.
O presidente da associação ambientalista da Universidade do Minho (UMinho) admite, no entanto, que “ainda há muito a melhorar”, apesar do sucesso comprovado neste caso. Destaca, ainda, o esforço dos estudantes universitários, apontando a importância desta geração feita de “futuros engenheiros, arquitetos e médicos”. “Temos os meios, somos informados e estamos envolvidos nas social medias”, afirma, “os problemas ambientais vão chocar mesmo no meio da nossa vida adulta, por isso é de nosso grande interesse evitar que tal aconteça”.
Para além da “paixão por ajudar o ambiente”, também a pesquisa sobre questões ecológicas é apontada como tendo grande relevo nesta luta contra o tempo. “Muitas pequenas mudanças fazem a diferença”, salienta Diogo Silva. “Temos o poder para fazer estas mudanças”.
“Os universitários são o grupo que mais tem crescido em termos de apoiantes das causas climáticas ou sustentáveis. A comunidade académica é informada e cada vez tem mais pessoas com vontade de agir”, elogia ao abordar a ação dos alunos no tema em questão. Constata também um aumento do desejo dos estudantes minhotos em participar na Society LTP Minho e nas atividades organizadas pela mesma.
A regeneração da camada de ozono é um dos maiores casos de sucesso no que diz respeito a sustentabilidade, traçando o caminho que deve ser seguido. “Nós tomamos medidas e estão a resultar. Pode servir como motivação para outros temas ambientais”, conclui. Para o estudante, este é um grande passo na forma como se vê os problemas ambientais.