Finn Wolfhard nascido a 23 de dezembro de 2002 é um ator, músico, roteirista e diretor canadense. O artista descente de família britânica, francesa e judaica tem crescido exponencialmente durante os últimos anos pelos seus papeis notórios em séries como Stranger Things. Celebra esta sexta-feira o seu 20º aniversário.

Filho de Eric Wolfhard, pesquisador em reivindicações de terras indígenas na Austrália, e Mary Jolivet, com a profissão de doméstica, Finn concluiu a sua educação obrigatória na escola secundária católica de British Columbia. Ingressando depois numa universidade canadense privativa para continuar os seus estudos.

A sua estreia televisa ocorreu no ano de 2014, com a sua aparição na famosa série The 100, uma série de ficção científica num mundo distópico, onde aconteceu um apocalipse nuclear. A personagem de Finn é Zoran que aparece brevemente no quarto episódio da série.

No ano posterior fez parte do elenco de Supernatural, uma série para fãs de fenómenos sobrenaturais que envolve a caça de monstros e várias aventuras vividas pelos protagonistas. Aparece na temporada 11 com a sua personagem Jordie Pisnky, onde não se apresentou menos intrigante.

Foi a partir do ano de 2016 que Finn começou a ganhar o seu lugar em Hollywood e nas grandes telas, quando se tornou um dos protagonistas da série da Netflix Stranger Things. A sua personagem, Mike Wheeler, rapidamente conquistou o olhar público, juntamente com a performance do ator que se consagrou como um dos favoritos. A série de ficção científica que se passa nos anos 80 conta, neste momento, com quatro temporadas, tendo sido a última lançada o presente ano de 2022.

Os seus principais filmes foram IT, a coisa, lançado em 2017 e a sua sequência IT, a coisa 2, lançado posteriormente em 2019, onde interpretou a personagem Richie. Com o filme, adaptado da obra de um considerável autor do seu género – Stephen King -, Finn Wolfhard ganhou grande reconhecimento pela sua atuação.

Para além disso, participou em outros projetos, como Dog Days (2018), em que interpretou Tyler, The Goldfinch, um filme de suspense e crime com a sua personagem Boris, e nas diferentes temporadas de Carmen Sandiego, dando voz à personagem Player. Fez ainda parte do filme Adams Family dando voz à personagem animada do “Feioso Adams”. Outros dos seus projetos são The orfans, Omniboat: A fast boat fantasia, How it ends e Ghosbusters, todos seguindo uma linha de thriller, suspense, sobrenatural ou ação.

Os seus projetos mais recentes, além da última temporada de Stranger Things, são Pinocchio com a interpretação vocal da personagem animada Candlewick.  O seu mais recente filme sem estreia de lançamento anunciado é When You Finish Saving the World, que tem como premissa ser um filme de comédia dramática, que reflete a história de um filho e uma mãe que tentam viver as suas dificuldades. O último projeto anunciado de Finn Wolfhard é a quinta temporada da série mais conhecida Stranger Things.

O ator já angariou alguns prémios de atuação ao longo do seu percurso: Prémio do Sindicato dos Atores: Melhor Elenco de Série Dramática com Stranger Things, em 2017, ganhou posteriormente no ano de 2018 MTV Movie Award: Melhor Dupla em Cena com o filme IT, a coisa e Audie Award for Original Work, um prémio de narrativa escrita, com When You Finish Saving the World. Ganhou ainda, o Atlanta Shortsfest Award para melhor diretor em 2020. Foi nomeado para prémios como Young Artists Awards, Teen Choice Awards e People’s Choice Awards, em diferentes categorias.

Ademais, o ator singrou-se não só na atuação, mas também no mundo musical. Começou a sua carreira com a banda Calpurnia, iniciada 2017, sendo o vocalista e guitarrista base. A banda separou-se dois anos depois. Finn declarou que as divergências artísticas e a falta de tempo fizeram com que o fim da banda fosse inevitável.

Quase em simultâneo, Finn anunciou o seu novo grupo, a dupla The Aubreys criado no início de 2020 com um integrante da sua antiga banda, Malcom Craig, o baterista. O primeiro ep do dueto foi The Aubrey Demos 1, lançado em 2019. Contam também com um álbum Karaoke Alone e vários singles incluindo um que teve lugar no filme The Orfans, intitulado de Getting Better.

Estima-se que o jovem artista tenha cerca de quatro milhões de dólares acumulados pelos seus diversos projetos em atuação e no mundo da música. É um dos principais atores teen em Hollywood e promete continuar a ascender cada vez mais no mundo da atuação e da música.