É considerada por muitos a maior rapper feminina de sempre. Nicki Minaj nasceu a 8 de dezembro de 1982 em Trinidad e Tobago, tendo emigrado cedo para os subúrbios de Nova Iorque. Completa agora 40 anos, e 15 de carreira, com um sucesso invejável.
Ao longo da sua carreira musical, Nicki Minaj, foi tendo vários hits como “Super Bass”, “Starships” e até “Anaconda”, mas a verdade é que o início da carreira da artista não foi nada fácil. Após lançar a sua primeira mixtape em 2007, e as seguintes em 2008 e 2009, a artista assina contrato com uma das maiores gravadoras de rap, a Young Money.
De seguida a cantora consegue mais alguns sucessos com ajuda de Jay-Z e Lil Wayne. Em 2010 é convidada pela própria Mariah Carey para participar da sua música “Up Out My Face”, tendo sido bastante elogiada pelos críticos. Logo no seu primeiro álbum “Pink Friday” consegue reunir nomes gigantes da indústria musical, como Kanye West, Rihanna e Drake. “Your Love” foi o primeiro single do álbum, que obteve um grande sucesso, tendo chegado à posição 14º na parada da Billboard Hot 100. Em outubro de 2010, torna-se a primeira artista a ter sete canções na Billboard Hot 100 em simultâneo. Outros dos singles do álbum incluíam “Check It Out” com will.i.am e “Right Thru Me”, parceria com Drake. Em 2011, é convidada por Britney Spears para fazer a abertura da sua turnê pelos Estados Unidos.
“Super Bass” é lançada em maio desse mesmo ano, sendo recebida de maneira bastante agradável para a artista. A música alcança o top 10 em diversos países europeus e americanos. Após “Super Bass”, Nicki alcança o estrelato que tanto sonhava. No mesmo ano é convidada por David Guetta a participar do seu álbum. Os dois lançam os hits reconhecidos por muitos: “Where Them Girls At” e “Turn Me On”.
O segundo álbum de Nicki traria também músicas bastante conhecidas do público geral. “Starships” foi o primeiro single do segundo álbum Pink Friday: Roman Reloaded, lançado em fevereiro de 2012. A música chegou ao número 2 no Reino Unido e a número 5 na Billboard Hot 100. Nesse mesmo ano é convidada por Madonna a fazer parte da sua apresentação no famoso Superbowl. Participou como jurada também no American Idol, onde bastantes das suas interações com Mariah Carey (também jurada) geraram controvérsia nas redes sociais.
The Other Woman, foi o filme da sua estreia no cinema. A cantora revelou sempre ter tido bastante vontade de representar desde cedo. Em 2014 lança o seu terceiro álbum de estúdio The Pinkprint, com “Pills N Potions” como single principal. Nicki fez algumas colaborações até 2018, como “B*tch I’m Madonna” com a rainha do pop que deu nome à canção, “Swish Swish” com Katy Perry e “MotorSport” com Migos e Cardi B, mas nada muito além disso.
É apenas quatro anos depois do seu último álbum, que lança finalmente o quarto disco da carreira “Queen”. Devido a diversos problemas com direitos autorais, Nicki teve de adiar a data de lançamento três vezes. O disco sai finalmente a 10 de agosto de 2018 contando com participações de Ariana Grande, The Weeknd e Eminem. A cantora descreve o projeto como o seu “maior trabalho até hoje”, trabalho esse que lhe conferiu um dos maiores álbuns da sua carreira em termos de vendas e posições nas paradas mundias. Apesar disso, o disco recebeu algumas críticas de especialistas que discordavam do tamanho extenso do álbum (19 músicas) e do “pobre conteúdo lírico”.
Em 2019, Nicki anuncia a sua “reforma” para se dedicar à família, porém, mesmo assim, anuncia o seu quinto álbum de estúdio. Em setembro do mesmo ano lança ainda “Tusa” com Karol G, hit que lhes conquistou mais de um bilião de visualizações no YouTube, sendo uma das mais reconhecidas músicas de ambas as artistas.
Em 2020 participa do remix da música “Say So” de Doja Cat, e ambas conseguem o seu primeiro lugar na Billboard Hot 100. Apesar de Nicki ser a primeira artista feminina a ter 100 participações na parada, esta foi a sua estreia no primeiro lugar. Foi-lhes atribuído, inclusive, o Guiness World Record para primeira canção de duas rappers femininas a chegar ao primeiro lugar.
Em julho do mesmo ano, Nicki anuncia a sua gravidez através do Instagram. Acabou por dar à luz Papa Bear, apelido carinho com o qual se refere ao filho, em setembro. A sua felicidade não durou muito quando, em fevereiro de 2021, o pai da cantora acaba por falecer vítima de um atropelamento. A mesma disse publicamente: “Foi a perda mais devastadora da minha vida. Encontro-me muitas vezes a querer ligar-lhe, ainda mais agora que ele se foi.” Este ano, Nicki lança o single “Super Freaky Girl” que debuta em primeiro lugar nos Estados Unidos.
Nicki Minaj nunca foi uma artista que agradasse a todos. E é assim que a mesma gosta de ser. Descomprometida e independente são adjetivos que a definem perfeitamente. Apesar das recentes polémicas no Twitter, é de admirar que Nicki nunca deixou de dizer o que pensa, mesmo que o que diga vá contra o que a opinião da maioria. Atualmente Nicki é considerada um ícone no mundo da música, pelos vários feitos que conseguiu, ainda para mais, sendo uma rapper feminina negra. É pelo seu jeito de ser e pela sua música que, ao longo dos últimos anos, a artista conseguiu agregar uma legião de fãs invejável.