Projeto de intervenção do edifício vai ser apresentado em breve
O Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, anunciou na última reunião do executivo a intenção de requalificar a sede do antigo Cineteatro, localizado na Fortaleza. O arquiteto Marques Franco será o responsável pela elaboração do projeto base de restauração do edifício histórico, localizado na Fortaleza de Valença, que a autarquia espera ter em mãos o quanto antes.
O autarca, eleito no ano passado, explicou querer “recuperar este edificio que representa a memória da cultura e da identidade valencianas e dar-lhe nova vida, como um espaço cultural, multifuncional, ao serviço dos valencianos e de quem nos visita”.
O edifício do Cineteatro foi construído na última metade do século XIX pela Associação Artística Valenciana, que mais tarde se veio a chamar Associação Valenciana de Socorros Mútuos. Equipada com material de grande qualidade e com capacidade para 330 espectadores, foi nos seus primeiros anos considerada uma sala de espetáculos referência no Alto Minho.
O Cineteatro Valenciano albergou inúmeras projeções de filmes, os grandes artistas do teatro nacional da época e muitos outros eventos sociais e culturais, vendo agora uma luz ao fundo do túnel com a sua restauração e esperando pelo regresso dos seus dias de glória.