Com a época natalícia a bater-nos à porta, as músicas e álbuns desta estação mágica começam a preencher os nossos ouvidos. A 4 de novembro cantora Alicia Keys lançou o seu primeiro álbum de natal, Santa Baby. Uma combinação de conhecidas músicas da época e originais da cantora. É uma fiel representação do estilo de Keys numa abordagem arriscada e imprudente da cantora.
Santa Baby é a primeira tentativa de Alicia Keys na criação de um álbum de Natal, em exclusivo para a plataforma Apple Music e meios físicos. O desejo de “ compartilhar algumas das músicas favoritas” da artista originou em 11 canções: quatro originais e sete icónicas músicas natalícias. Apesar da maioria não serem da autoria da intrepete, Keys não rejeitou seu o R&B/Soul autoral.
O disco inicia-se com a faixa-título “Santa Baby”, música original de Eartha Kitt. Com um estilo semelhante ao conhecido de Keys, a artista canta no estilo de “música ligeira”. A presença de ritmos lentos característicos do estilo tornam a canção tranquila e relaxante, algo incomum nas prestigiadas músicas natalícias.
“Christmas Time is Here” é a música seguinte do álbum. Da autoria de Vince Guaraldi Trio para o álbum dos conhecidos desenhos animados “Peanuts”, Keys muda agora o registo original da canção. A artista conserva-se no seu registo R&B/Soul, revelando a sua poderosa voz em diversas partes da música.
Os ritmos calmos e melodias suaves perduram ao longo de todo o álbum. Não obstante, o destaque vai para um dos quatro originais: “December Back 2 June”. No original verificamos um R&B mais movimentado, com backing vocals a integrarem-se no ritmo da canção. A interprete refere que desejou criar a faixa para “estar entre os grandes [artistas] que criaram músicas intemporais que nos dão amorno feriado”. Assim, esta escolha de Keys em misturar o seu típico R&B com características accapella, tornando esta canção mais mainstream e apelativa para o público generalista. Mesmo assim não perde o toque da artista.
Por último, Santa Baby apresenta-nos um arrojado disco de Natal distinto dos restantes. A escolha de ritmos lentos em oposição aos ritmos movimentados conhecidos são a característica predominante do álbum. É por esse motivo que o disco pode não agradar á maioria dos ouvintes, pois Keys permaneceu no seu estilo invés de se moldar ao estilo próprio das músicas natalícias.
Álbum: Santa Baby
Artista: Alicia Keys
Editora: Alicia Keys Records
Data de lançamento: 2022