O padroeiro de Braga é celebrado com um concerto no Theatro Circo.

A 5 de dezembro, dia do padroeiro de Braga, São Geraldo, o Theatro Circo tem música.  “Homenagem a Nella Maíssa” é um concerto conduzido pela Orquestra Sinfonietta de Braga, a decorrer pelas 21h00.

A co-produção entre a Sinfonietta de Braga e Musicâmera tem o intuito de prestar homenagem a Nella Maíssa, uma portuguesa de origem italiana, aluna de Vianna da Motta, que ganhou relevo pela sua interpretação de música contemporânea e portuguesa. A sua importância no século XX é vincada ainda na atualidade. Por isso, o concerto dirigido por Taíssa Poliakova Cunha sob a direção de Paulo Morais, toma lugar no próximo domingo. O momento vai também permitir a promoção do concerto de piano de Armando José Fernandes, que inspirou esta “Dama da música”.

O primeiro bispo de Braga foi São Geraldo, a sua capela fica situada na fachada norte da Sé Primacial. Entre os anos de 1418-1467 o arcebispo D. Fernando da Guerra dedicou a capela a São Geraldo, tendo o santo sido sepultado mais tarde no retábulo principal.

A capela é aberta no dia de S. Geraldo, exibindo os seus altares ornamentados de frutos, em vez de flores. Segundo a lenda, o Santo teria milagrosamente produzido frutos num tempo frio de inverno e infertilidade para “matar a sede”.