Lançado a 24 de agosto de 2010, Teenage Dream combina aspetos sugestivos ao verão e ao ser jovem. Estão presentes no álbum alguns dos maiores hits da cantora, como “Firework” e “California Gurls” que abriram portas para a irreverência e singularidade de Perry.

Rolling Stone

O disco inicia-se com a faixa-titulo “Teenage Dream”, que revela uma perfeita introdução para o conceito explorado pela intérprete. A sonoridade mostra-se num autêntico pop perfection dos anos 2010’s – uma batida rítmica e mexida que nos cativa desde do primeiro verso. A letra relata-nos a ideia do primeiro amor, um amor intenso e perfeito que parece a Katy Perry um “sonho” pela tamanha felicidade que sente.

Seguidamente recebemos o maior sucesso deste álbum:Last Friday Night (T.G.I.F)”. Esta icónica música de Perry retrata outra faceta associada ao “ser adolescente”: as loucas festas. O videoclipe da canção visualiza a letra desta, com aspetos que observamos nas típicas festas americanas dos filmes dos anos 2000 e 2010. A ressaca, a imensidão de gente e a loucura são pontos realçados.

Outro destaque é “Firework”. A artista deixa agora a romantização da adolescência e foca-se agora nas inseguranças presentes nesta idade. A atenção é agora naqueles que se sentem excluídos do mundo. A intérprete canta como não devemos considerar as nossas singularidades como algo negativo, mas sim destacá-las. Só assim vamos brilhar como “fogo de artifício”.

O ponto negativo do álbum surge na faixa número 5: “Peacock”. A ideia da jovialidade aparece aqui como infantilidade. A melodia e ritmo sugerem-nos melodias utilizadas em brincadeiras de crianças, contrastando com uma letra com duplo sentido. O propósito de Perry em “Peacock” ser uma música divertida e cómica perde-se na descontextualização com as restantes músicas do disco.

“Teenage Dream” compila o retrato do que é ser adolescente. As primeiras experiências e a intensidade são bem exploradas, permitindo ao público sentir o gosto de se ser jovem e livre. É, portanto, justificável o sucesso de Katy Perry após o disco: o pop perfection e a energia das suas canções encantam a totalidade dos ouvintes.