O álbum 21 é, sem dúvida, um dos grandes discos na carreira da artista Adele. Lançado em janeiro de 2011, é um dos trabalhos pelos quais a cantora britânica ganhou bastante reconhecimento, com destaque para temas como “Someone Like You” e “Rolling In The Deep“. É um álbum intemporal que, ainda hoje, e, cada vez mais, têm lugar na playlist de muitas pessoas.

ABC News

21 foi lançado pela gravadora XL Records e as suas faixas vão desde o R&B até ao soul e pop. Tornou-se num enorme sucesso, atingindo resultados inesperados em mais de 30 países, como os Estados Unidos e o Reino Unido e, ganhou ainda lugar no Billboard 200 em 2012. Este projeto levou a artista a patamares de sucesso que incluíram os Grammy Awards e o Livro do Guiness, onde foi indicada e inclusive chegou a ganhar prémios. A verdade é que 21 tornou-se num dos álbuns com mais vendas a nível mundial.

Músicas como “Set Fire To The Rain” fizeram deste, um dos álbuns mais ouvidos de sempre. Assim como a moda geral do álbum segue um refrão forte, acompanhado pelos vocais assombrosos da artista. Há uma iconicidade e intemporalidade que não se perde nas músicas da cantora. Desde a sua elasticidade vocal, a ritmos lentos até há pouca instrumentalização, apreende-se o ADN de Adele. Já a música “Rumour Has It” evidencia a clara facilidade da artista nos tons mais baixos, mas que são tão poderosos e estrondos.

Por outro lado, “Someone Like You” apresenta um ritmo um pouco mais calmo, como se estivesse a tentar contar uma história e em que o foco da nossa atenção deverá estar na letra. Este tema contrasta, de certa forma, com os restantes pelo facto de somente o refrão ser mais acelerado do que a restante letra. É uma faixa mais expressiva do que as outras, demonstrando a variação de géneros musicais presentes no álbum.

A primeira música a ser lançada foi “Rolling In The Deep”, sendo publicamente ouvida desde novembro de 2010. Foi partilhada mais cedo do que as restantes como forma de divulgação do disco, que seria oficialmente lançado só no ano seguinte. Esta foi escolhida para música de abertura e para representar o disco. No total, 21 é composto por catorze temas e o disco completo tem uma duração de cerca de 48 minutos, minutos estes sendo intemporais, tal como as emoções e sentimentos cantados pela cantora a solo.

Pode dizer-se que as músicas são tão ouvidas nos dias que correm como há vinte anos, e isso deve-se maioritariamente a redes sociais como o Tik Tok. É importante perceber que são músicas que dizem muito à cantora. São as suas histórias de vida, o que se reflete nos sentimentos que deixam transparecer, permitindo uma maior conexão como público. Tudo isto, reflete-se numa receção carinhosa do público.

Durante o álbum as letras ressoam como um “desabafo” por parte da artista. A própria, Adele revelou que muitas das suas letras eram sobre o fim de um relacionamento pessoal. Como podemos ver na música “Don´t You Remember”, onde se sente o peso das emoções cantadas pela cantora.21 é um dos maiores responsáveis pelo sucesso de Adele e o facto de ter sido tão bem recebido por todo o mundo ainda o destaca mais. “Surpresa” será o termo mais adequado para identificar e classificar este disco que, ainda hoje, mora nos corações de tantas pessoas.