Várias instituições da cidade juntam-se para as arruadas.

O primeiro mês do ano distingue-se culturalmente pelas “Janeiras“, em todo o país. Viana do Castelo não fica de fora desta tradição e a partir de hoje, dia 7 até ao dia 29 de janeiro a iniciativa “Cantar as Janeiras” junta 27 grupos do concelho em arruadas no centro da cidade.

A tradição, que consiste em andar de porta em porta a cantar, pretende desejar um Feliz Ano Novo aos que passam. Com este evento, a cidade minhota pretende ainda dinamizar o centro da cidade e o comércio tradicional às sextas-feiras, sábados e domingos.

Quase 30 grupos de música popular portuguesa participam nestas arruadas. O rancho será representado pelo grupo de Rancho Folclórico das Terras de Geraz, pelo Grupo Folclórico de Santa Marta, e pela Escola de Folclore de Santa Marta de Portuzelo. Tunas académicas também vão celebrar o novo ano, a Tuna Académica do IPVC, a Hinoportuna e a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo.

Até grupos desportivos se juntam a estas arruadas, o Sport Clube Vianense, o Sport União Cardielense de Mazarefes, e a Associação Desportiva e Cultural de Anha. O Grupo de Janeiras Nossa Senhora das Boas Novas apresenta-se no primeiro domingo do evento, dia 8.

Nas semanas seguintes vão participar ainda os grupos Jovens de S. Miguel de Alvarães, Grupo de Danças e Cantares de Serreleis, Grupo Etnográfico de Areosa, Grupo Às das Cantigas – Subportela, Grupo de Catequese do Senhor do Socorro, Grupo de Danças e Cantares de Perre, Grupo Folclórico Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos, Ronda Típica de Carreço, ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical, Grupo Etnofolclórico Renascer de Areosa, Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca, Cantadeiras do Vale do Neiva, Modilhas das Terras do Neiva – A Mó, Associação Sócio Cultural dos Moradores Núcleo Habitacional Abelheira, Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, Methamorphys, Amanhecer das Neves e GRECANE – Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva.