O mês da folia promete muita cultura para o Minho.

O segundo mês do ano junta o amor do Dia de São Valentim à animação do Carnaval, materializados nos diferentes eventos culturais que se aproximam. Fevereiro traz consigo propostas para os minhotos na música, dança, cinema e teatro.

Guidance 2023 – Guimarães

De 2 a 11 de fevereiro vai chegar à cidade berço a 12ª edição do festival Guidance. O evento resulta da colaboração entre o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), o Centro Internacional das Artes de José Guimarães (CIAJG) e o Teatro Jordão, espaços por onde os espetáculos se vão dividir.

O mote “Natureza, transformação e outras práticas sensíveis: a felicidade que nos aguarda” é o ponto de partida para uma programação plural. O alinhamento tem como destaque a Companhia Dançando com a Diferença, com três obras, e fecha com Jungle Book Reimagined de Akram Khan que faz alusão à importância do humanismo. Além disso, vão ser dinamizadas conversas com os artistas, debates, exposições e sessões de cinema.

Viral Agenda

Samba de guerrilha – Braga

Samba de guerrilha vai chegar ao Theatro Circo no dia 4 de fevereiro com o ciclo “Abacate, Limão doce, tangerina”, obras contra a escravidão e o racismo. Através da música, o concerto apresenta uma vertente interventiva, passando por temas de cariz social.

O espetáculo vai exibir o mais recente disco de Luca Argel, uma fusão entre música, história e imagem. Representa a luta das populações negras e periféricas que procuram reconhecimento, direitos e dignidade, conjugado com a trajetória do centenário deste género brasileiro.

Theatro Circo

A vida de uma mulher – Barcelos

O cinema vai fazer parte da cultura de fevereiro, em Barcelos. No dia 7 de fevereiro, o filme A vida de uma mulher (2016) vai ser exibido no Theatro Gil Vicente, em parceria com o Cineclube da cidade. Trata-se de uma obra francesa com realização de Stéphane Brizé.

A longa-metragem acompanha a história de Jeanne, uma jovem aristocrata, que regressa a casa depois de concluir os estudos num convento. Com uma realidade limitada à vida em clausura e a cabeça cheia de sonhos, vê as relações humanas de uma forma romantizada. Pouco preparada para a vida adulta, casa-se com Julien de Lamare, com quem esperava viver uma verdadeira história de amor. Os planos acabam por ser diferentes daquilo que ela idealizara e Jeanne encontra-se num estado de dor, solidão e desencanto.

Cinecartaz | Público

Ruy, a história devida – Barcelos

A 11 de fevereiro, Barcelos vai receber a história dos 96 anos de vida de Ruy de Carvalho, uma das figuras mais prestigiadas do teatro nacional. O Theatro Gil Vicente vai ser o palco para o ator contar as suas experiências vividas no decorrer de uma longa carreira nas artes.

Ruy de Carvalho vai mostrar a sua faceta de contador de histórias, numa conversa intimista com o público, que vai ter oportunidade de colocar questões. Amor, humor e emoção são algumas das promessas do espetáculo biográfico.

Theatro Gil Vicente

Casa Portuguesa – Braga

Casa Portuguesa é um espetáculo de dança e teatro que vai tomar lugar no Theatro Circo, no dia 11 de fevereiro. Com texto e encenação de Pedro Penim, junta três dimensões num registo ficcional: o fado, diários de guerra e o ensaio filosófico.

No final dos anos 40, três portugueses escreviam a canção Uma Casa Portuguesa, num bar de hotel em Moçambique. O fado, que veicula uma ideia de Portugal do Estado Novo, viria a perdurar no tempo, sendo ainda hoje conhecido e cantado por muitos portugueses. Este projeto retrata a história de um ex-soldado da Guerra Colonial que se confronta com a decadência e a transformação do ideal de casa, família, país e do cânone da figura paterna.

Theatro Circo

A mulher que eu abandonei – Barcelos

No Dia dos Namorados, 14 de fevereiro, Barcelos traz uma história de amor complicada. A mulher que eu abandonei (1969) é um drama japonês de Kirio Urayama e vai ser exibido no Theatro Gil Vicente.

A película acompanha Tsutomu Yoshioka, um jovem que trabalha numa fábrica de automóveis. Está de casamento marcado com Mariko, a sobrinha do presidente da empresa em que ambos trabalham, pelo que tudo indica ter um futuro promissor. Contudo, um pesadelo do passado assombra a sua consciência quando uma conhecida menciona Mitsu Morita, uma antiga paixão do tempo da universidade.

CineCartaz | Público

Carnaval de Famalicão – Vila Nova de Famalicão

De 17 a 21 de fevereiro, o Carnaval de Famalicão vai regressar às ruas da cidade e promete proporcionar a noite mais divertida e longa do ano a todos os visitantes. A impossibilidade da realização das celebrações carnavalescas nos últimos dois anos deu o mote para a edição de 2023: “As máscaras estão de volta”.

O regresso à normalidade fica marcado pela alegria, boa disposição e criatividade, postas em prática nos diferentes palcos instalados pelo centro de Famalicão. O dia de Carnaval vai contar com o tradicional desfile e concurso de máscaras e à noite sobe ao palco a Banda Myllenium.

Município de Famalicão