Minhotos regressam assim às vitórias para o Campeonato Placard
O Famalicense AC deslocou-se, este sábado, ao Pavilhão Gimnodesportivo de Paço de Arcos para defrontar o CD Paço de Arcos, num jogo a contar para a 11ª jornada do Campeonato Placard. Numa partida em que o adversário entrou com o pé errado, os azuis e brancos conseguiram superiorizar-se e venceram por 4-1.
As duas equipas entraram em campo separadas por um ponto na tabela classificativa, que dava uma maior importância à partida na luta pela manutenção na I Divisão. Dada a presença das duas formações na zona de despromoção, os três pontos eram essenciais para ambas.
O jogo iniciou-se com uma entrada agressiva da equipa caseira que, em quatro minutos de jogo, cometeu duas faltas. Ao minuto 11, foi concedido um penálti a favorecer o clube lisboeta que fez os jogadores acreditar que poderiam assumir a vantagem e, assim, deixar o adversário numa situação mais complicada. O penálti foi, no entanto, falhado por Gonçalo Nunes e todas as expectativas da equipa da casa de abrir o marcador caíram.
Os 10 minutos seguintes prosseguiram com um jogo perigoso em ambos os lados do campo com um grande número de faltas assinaladas durante este tempo. A faltarem apenas 5 minutos para o final da primeira parte, Hugo Costa, assistido por um passe de Rafael Almeida, rematou para a abertura do marcador, colocando o Famalicense AC em vantagem no marcador. O apito soou pelo pavilhão e os jogadores regressam ao balneário com o resultado de 0-1 no placar.
A segunda parte iniciou-se em Paço de Arcos e as equipas entraram com determinação e ambição no olhar. Os primeiros 15 minutos foram, por isso, bastante disputados, com lances que poderiam ser determinantes para o resultado final se não fossem impedidos pelo adversário. O clube visitante mostrou-se, ainda, mais agressivo do que na parte anterior, com um maior número de faltas a serem contabilizadas por parte dos seus jogadores.
No minuto 17, o autor do lance do único golo da partida, voltou a rematar em direção à baliza adversária. O remate é, mais uma vez, certeiro, aumentando assim a vantagem dos famalicenses. Esta vantagem de dois golos não durou, no entanto, muito tempo. Dois minutos depois, João Sardo rematou contra a baliza de Tiago Freitas para fazer o 1-2.
Com o que parecia ser uma melhora significativa do CD Paço de Arcos e um aumento da disputa pelos três pontos que estavam em jogo, o Famalicense AC acabou com qualquer esperança que se pudesse formar do outro lado do campo. Quando faltavam apenas cinco minutos para o fim da partida, Nuno Silva, com uma assistência de Hugo Costa, fez o 1-3. Este golo impulsionou a equipa minhota e Juan Garcia, assistido por João Guimarães, aumentou outra vez a vantagem famalicense, fechando o resultado final em 1-4.
Com esta vitória, o Famalicense AC conseguiu colocar-se no décimo primeiro lugar da tabela classificativa, afastando-se assim da zona de despromoção. O clube volta à competição na próxima quarta-feira, dia 11 de janeiro, com a receção ao OC Barcelos, num encontro relativo à 12ª jornada do Campeonato Placard.