O emblema minhoto só garantiu a presença na próxima fase após o prolongamento.
No final da tarde desta terça-feira, o FC Famalicão deslocou-se ao reduto do Leixões SC, para o duelo dos oitavos de final da Taça de Portugal. A turma famalicense esteve na frente do marcador quase até ao final do tempo regulamentar, mas um golo nos descontos ditou a ida a prolongamento onde os minhotos saíram por cima por 1-2.
A disputa pela vaga nos quartos de final tornou este encontro mais importante e melhor disputado. Logo aos sete minutos, a turma da casa levou perigo à baliza de Luiz Júnior que se teve que esforçar para evitar o golo.
A pouca agressividade dos minhotos fez-se notar com a superioridade inicial do Leixões SC. Aos 31 minutos Nemanja Calasan cabeceou, mas a bola passou a centímetros do poste da baliza de Luiz Júnior.
Apenas a dois minutos do intervalo é que os famalicenses entraram em jogo com um remate de Gustavo Sá que passou por cima da baliza. As equipas foram então para o intervalo com o nulo no marcador e com uma primeira parte de poucas oportunidades evidentes.
No início do segundo tempo os minhotos queriam mudar completamente a sua forma de jogar e tornarem-se mais agressivos para levarem perigo às malhas adversárias. Contudo, foi novamente a turma da casa que criou os primeiros lances de perigo.
Um pouco conta a corrente do jogo os famalicenses conseguiram mesmo chegar à vantagem no marcador através de Alexandre Penetra. Numa jogada de contra-ataque Ivo Rodrigues apanhou o defesa sozinho e o remate à baliza foi certeiro.
O Leixões SC não deitou a toalha ao chão e continuou a lutar pelos empate que daria a possibilidade de prolongamento. Ao oitavo minuto de compensação o guardião da turma da casa foi disputar o pontapé de canto na área adversária. A sua subida foi feliz, pois conseguiu cavar uma falta que deu uma grande penalidade à sua equipa.
Na hora da cobrança do penálti, Thalis Henrique não vacilou e conseguiu levar o jogo a prolongamento. Os minhotos desperdiçaram a oportunidade de fechar o jogo no tempo regulamentar e tiveram de enfrentar mais 30 minutos de jogo.
Na primeira parte do tempo de prolongamento ambas as equipas não conseguiram levar perigo à baliza adversária. Porém logo no início do segundo tempo, os forasteiros criaram o lance do golo da vitória. Zaydou cruzou direitinho para os pés de Cádiz que rematou para o fundo das redes.
Antes de terminar os encontro o FC Famalicão ainda viu o marcador do golo decisivo ser expulso. contudo, o resultado não sofreu alterações e então os minhotos avançaram na prova depois da vitória por 1-2.
Depois desta passagem à próxima fase os minhotos preparam já o próximo jogo do campeonato. A partida está marcada para domingo, às 20h30, no estádio do FC Porto.