Minhoto continua sem vencer em quadros principais esta temporada

Numa partida relativa à 1ª ronda do Open da Austrália 2023, o tenista vimaranense, João Sousa, defrontou o espanhol Roberto Bautista Agut. Na jornada de terça-feira, o encontro começou apenas por voltas das 23 horas num court diferente daquele que estava previamente definido. Este atraso deveu-se primeiro ao calor e, de seguida, à chuva intensa que caiu em Melbourne Park.

O português não entrou da melhor maneira na partida e o espanhol aproveitou para colocar-se com dois breaks de vantagem. Esta vantagem foi suficiente para que Robert Bautista Agut vencesse a primeira partida por 3-6. No segundo set, o espanhol fez o break no primeiro jogo, mas o jogo foi interrompido devido ao aparecimento da chuva que, já perto da meia-noite, suspendeu de novo o encontro para hoje.

No reinicio do duelo, o espanhol voltou a impôr a sua melhor forma e rapidamente colocou-se novamente com uma vantagem de dois breaks, vencendo o set por 2-6. O terceiro set começou da mesma forma que os anteriores com um break do tenista da Comunidade Valenciana. Apesar deste break sofrido, o melhor tenista português de todos os tempos ainda conseguiu manter o parcial equilibrado até ao 2-4.

No decorrer deste set, João Sousa foi obrigado a pedir assistência médica. No sétimo jogo do parcial, Bautista Agut voltou a conseguir fazer um novo break, que o colocou a servir para a partida. O espanhol não tremeu e fechou a partida com uma vitória por 3-6, 2-6 e 2-6.

Com esta derrota, o tenista vimaranense vira o foco para a variante de pares, onde vai competir ao lado de Francisco Cabral. Na primeira ronda, têm encontro com o paquistanês Aisam Qureshi e o sérvio Nikola Cacic que será jogado na jornada desta quinta-feira. O encontro será o terceiro jogo do Court 15.