A partida ficou marcada pelo lance polémico que deu o empate aos canarinhos.

Esta tarde de terça-feira, a seleção portuguesa de andebol defrontou o Brasil, em Gothenburg, para o primeiro jogo da Main Round do  Campeonato do Mundo de Andebol. Os Heróis do Mar viram o triunfo na partida ser negado depois de uma exclusão nos últimos segundos. Os brasileiros conseguiram assim, empatar o encontro em 28-28.

Portugal começou desde cedo a dominar a partida. Logo no primeiro minuto Victor Iturriza colocou os Heróis do Mar a vencer. Os brasileiros não conseguiram fazer melhor que mandar ao poste e a turma lusa aproveitou para marcar o segundo, através de António Areias.

Despois desta diferença os canarinhos conseguiram a reviravolta no marcador com três golos seguidos. Dois dos golos foram marcados por Fábio Chiuffa, que se tornava assim no melhor marcador até ao momento na partida.

O resto do primeiro tempo foi bastante equilibrado. Tanto marcava uma equipa, como no contra-ataque seguinte marcava outra. Nenhuma das seleções se conseguiu distanciar no marcador e o marcador mostrava ao intervalo o resultado de 12-11 favorável aos portugueses.

Na segunda parte, foi a seleção brasileira que entrou melhor em campo. Logo nos primeiros cinco minutos conseguiram marcar três golos consecutivos e assim, distanciar-se da turma lusa. Despois deste avanço dos canarinhos, o treinador português pediu um tempo para que os lusos reagissem.

Logo nos minutos seguintes os Heróis do Mar voltaram a recuperar o ritmo de jogo e colocaram-se em vantagem por 16-15. Miguel Martins repôs a vantagem com o seu oitavo golo na competição. Contudo o equilíbrio continuava a pautar o encontro.

Nenhuma das equipas conseguia aguentar a vantagem que criava no encontro. Mesmo nos últimos segundos os portugueses conseguiram criar vantagem de um golo, que lhes daria a vitória. Porém, uma exclusão de Alexis Santos mesmo ao fechar o encontro deu aos brasileiros um lance de sete metros. Jean-Pierre Dupoux não vacilou e selou o resultado em 28-28.

Com este resultado, os Heróis do Mar dificultaram as contas do apuramento para os quartos de final da competição. Atualmente encontram-se na terceira posição com três pontos, lugar este que não permite o avanço à próxima fase. Contudo, a turma de Paulo Pereira pode já mostrar uma resposta já na próxima sexta-feira, dia 20, pelas 14h30, frente a Cabo Verde.

Recorde ainda: Heróis do Mar partem para o Main Round em vantagem