Projeto visa servir um total de 3500 habitações.

Foi aprovada, pelo Fundo Ambiental, a candidatura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentada ao programa “RECOLHABIO – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos”. Assim, foi dada luz verde à introdução de um projeto-piloto que vai ser aplicado na freguesia da Póvoa de Lanhoso, sede do concelho.

O projeto vai decorrer em regime de co-coleção. A iniciativa vai materializar-se através das seguintes ações: campanha porta a porta de distribuição de sacos e contentores, campanhas de sensibilização e divulgação do projeto à população, e monitorização da execução do mesmo.

Deste modo, será solicitado aos habitantes da área de intervenção (a vila da Póvoa de Lanhoso) que coloquem os biorresíduos nos sacos distribuídos, com uma cor diferenciadora – que permite à BRAVAL identificá-los e encaminhá-los para as suas instalações de valorização orgânica, transformando os biorresíduos em biogás e composto.

O projeto terá um valor total de investimento de 60.272,34 euros, sendo que o Fundo Ambiental financiará em 56.598,64 euros. A recolha seletiva de biorresíduos torna-se uma realidade na Póvoa de Lanhoso, enquanto projeto inovador no que toca às práticas ambientais.