Com esta vitória, os Gverreiros marcam presença nos quartos de final da Taça de Portugal.

O SC Braga defrontou, esta quarta-feira, o Vitória SC, num jogo a contar para os oitavos de final da  Taça de Portugal. Com dois golos vimaranenses a marcarem a primeira parte, os vermelhos e brancos, em apenas cinco minutos, deram a reviravolta no marcador, vencendo a partida com o resultado final de 3-2.

O apito ecoou no Estádio Municipal de Braga e iniciou-se um dos jogos mais ansiados nesta fase de eliminação, o dérbi do Minho entre o SC Braga e o Vitória SC. Ambas as equipas entraram em campo com uma clara ambição. O ambiente no campo era tenso, digno da rivalidade que marca a história entre estes clubes e as suas cidades.

Aos quatro minutos, deu-se a primeira ocasião de perigo da partida com a autoria de Jota Silva. O português, com uma jogada individual, isolou-se e rematou em direção à baliza, mas viu o seu golo impedido por uma defesa perspicaz do guardião arsenalista. Aos 11 minutos, Matheus foi chamado novamente a defender o que seria um claro golo após um remate de André Silva assistido por Tiago Silva que cruzou em direção à área.

Os primeiros minutos de jogo foram, assim, compostos por uma boa exibição por parte de ambas as equipas. Apesar disso, havia um claro destaque para a equipa vimaranense que criava um maior número de oportunidades de perigo e tinha mais facilidade em chegar ao último terço adversário.

A pressão constante da equipa visitante acabou por dar frutos e, aos 16 minutos, Jota Silva inaugurou o marcador. O lance foi realizado através de um ataque rápido em que André Silva assistiu o marcador para o golo que, após analisado pelo VAR, foi confirmado, deixando assim o Vitória SC em vantagem.

Encontrando-se numa posição de desvantagem, a turma de Artur Jorge procurou reagir, no entanto, viu presentes diversas dificuldades para o fazer, tendo de enfrentar uma linha defensiva que se mostrava bastante eficaz. Aos 31 minutos, os vermelhos e brancos chegaram à sua primeira grande oportunidade de perigo, após uma assistência de Abel Ruiz para Ricardo Horta que rematou, mas viu o seu lance terminado por um corte de Dani Silva.

Nos últimos minutos da primeira parte, o jogo tornou-se mais agressivo, com um maior número de faltas a serem cometidas por ambas as equipas. Neste último período, Iuri Medeiros bateu um livre em direção à baliza de Celton Biai. Apesar de ter a força certa e uma boa colocação, a mesma não foi suficiente para fazer as redes abanarem, passando perto da trave, sem perigo.

Nos minutos adicionais, André Horta esteve em destaque ao bater um livre contra a baliza dos Conquistadores, mas o lance morreu nas mãos de Celton Biai com uma defesa perspicaz. Já no sétimo minuto de tempo adicional, Racic perdeu a bola e André Silva aproveitou a oportunidade para assistir Anderson Silva que, isolado, rematou por cima de Matheus e fez o 2-0, fechando a primeira parte.

Vindos do intervalo, Artur Soares Dias apitou de forma a sinalizar o início da segunda parte. Nesta nova fase do jogo, foi clara a mudança de atitude da equipa da casa que se mostrou mais pressionante ofensivamente do que em relação aos 45 minutos anteriores, igualmente com uma melhoria em termos defensivos.

Após muita pressão, o SC Braga conseguiu mesmo reduzir a desvantagem com um golo aos 81 minutos da autoria de Abel Ruiz. O espanhol, após o cruzamento de Victor Gomez, rematou de forma certeira em direção à baliza.

Apenas um minuto depois, foi consomado o empate com um golo de Vitinha. O avançado foi assistido por Simon Banza, e marcou um dos golos em destaque da competição com um remate à meia volta. Estes lances aumentaram a intensidade do jogo, ambas as equipas tinham apenas cinco minutos para marcar o golo que lhes daria a vitória ou teriam de prosseguir o jogo em prolongamento.

No entanto, tal não foi necessário já que Abel Ruiz, aos 85 minutos, aproveitou-se da perda de bola de Ibrahima Bamba no coração da área e disparou contra a baliza da equipa da cidade berço. Assim, conseguiu dar uma reviravolta histórica ao resultado que fechou com a vitória do SC Braga por 3-2.

Com este resultado, o SC Braga segue agora para os quartos de final da competição, enquanto que o Vitória SC vê um término na sua caminhada na Taça de Portugal. O SC Braga vai, no próximo sábado, receber o Boavista FC num jogo a contar para a décima sexta jornada do campeonato nacional. O Vitória SC vai, na próxima segunda-feira, deslocar-se a Barcelos para defrontar o Gil Vicente.