Banza foi o herói aos minuto 90+8.
O SC Braga deslocou-se, este sábado ,até ao Estádio Capital do Móvel para defrontar o FC Paços de Ferreira. O encontro contou para a 17ª jornada da Liga Bwin, a última da primeira volta da competição. Num duelo muito bem jogado de parte a parte, os bracarenses venceram por 2-1, graças a um golo de Simon Banza no último suspiro. Os minhotos consumaram a melhor primeira volta da sua hstória.
Apesar da última posição, foi o FC Paços de Ferreira a entrar melhor no encontro, dispondo de duas ocasiões flagrantes no primeiro quarto de hora. Matheus travou as intenções do ex-SC Braga, Nico Gaitán, antes de impedir o golo a Alexandre Guedes, numa defesa “a meias” com a trave.
Pouco depois, Sequeira viu o vermelho direto na sequência de uma entrada sobre Juan Delgado. Alertado pelo VAR, Cláudio Pereira reverteu a decisão, mostrando apenas o amarelo ao lateral bracarense. A partir deste momento, o ritmo da partida abrandou bastante. O intervalo chegou com o nulo no marcador.
A equipa da casa voltou a entrar melhor no segundo tempo, somando uma dupla chance logo ao terceiro minuto. Uilton encontrou Guedes em boa posição na grande área, mas Matheus opôs-se com enorme intervenção. Na recarga, Luiz Carlos atirou a rasar a barra. Os minhotos responderam bem à reentrada pacense. Na sequência de um canto, Paulo Oliveira cabeceou para defesa de Marafona para a frente.
Logo a seguir, chegou o golo inaugural da partida. Iuri Medeiros descobriu Abel Ruiz livre de marcação e o espanhol serviu Vitinha, que se limitou a encostar para o seu sétimo golo na liga. O SC Braga aproveitou o embalo do golo e voltou a ficar perto de abanar as redes pela segunda vez. Novamente após a cobrança de um canto, desta vez foi Al-Musrati a obrigar Marafona, outro ex-SC Braga, a defender por cima da trave.
A intensidade da partida estava a um nível alucinante e, aos 66 minutos, Nigel Thomas ficou a centímetros de repor a igualdade através de um potente remate. Ainda assim, um minuto depois, o empate foi mesmo consumado. Jordan Holsgrove arriscou mais um tiro de longe e fez o 1-1. A resposta bracarense foi rápida, através de Iuri Medeiros, que, após um grande passe a rasgar de Al-Musrati, ficou muito perto de bater o guardião pacense.
Os castores pareciam satisfeitos com o empate, ao contrário do SC Braga, que forçava mais aproximações à área contrária. A 15 minutos do final, Artur Jorge lançou Simon Banza, numa aposta que se revelou certeira. Já no oitavo minuto de descontos, o avançado francês aproveitou um ressalto para ficar com o esférico. Depois de driblar dois defesas adversários, o camisola 23 disparou para o fundo redes e despoletou os efusivos festejos do banco dos Gverreiros. Poucos segundos depois, soou o apito final que selou mais três pontos na caminhada minhota na Liga Bwin.
Com este resultado, o SC Braga mantém a perseguição ao líder SL Benfica e está a quatro pontos de distância. Os bracarenses têm um ponto de avanço do terceiro classificado, FC Porto. O próximo compromisso dos bracarenses está marcado para 1 de fevereiro, às 21h15, frente ao Sporting CP. Os arsenalistas vão tentar vingar a goleada sofrida há um mês, na Taça da Liga.
Recorde ainda: SC Braga bate Boavista FC e aproxima-se da liderança