Os objetivos principais passam pela criação de programas de formação para a melhor adaptação à área da aeronáutica.

A Universidade do Minho (UMinho) e o Aeroclube do Alto Minho (AAM) assinaram um protocolo de colaboração, no Salão Nobre da Reitoria da Academia Minhota, em Braga, para o desenvolvimento de projetos na área da aeronáutica. Entre eles contam-se programas de formação, adaptação ao meio aéreo, conferências e workshops.

A sessão contou com a presença da vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, do presidente da Escola de Engenharia, Pedro Arezes, do representante da Ordem dos Engenheiros, Hugo da Cal Barbosa, e de representantes dos municípios de Cerveira e Valença, entre outros. Também o reitor da Academia Minhota, Rui Vieira de Castro e o presidente do AAM, Carlos Alberto da Silva estiveram presentes.

Em comunicado, o diretor da mais recente licenciatura em Engenharia Aeroespacial, Gustavo Dias, afirmou tratar-se de um momento “especial” que vai trazer benefícios a “médio prazo”. Ainda acrescentou que vai permitir já a partir do próximo mês “experiências de voo em aeronaves ligeiras, além de lidarem desde cedo com questões operacionais e meteorológicas”.

Além de referir os benefícios para os estudantes, o professor da Escola de Engenharia elogiou as características do aeródromo de Cerval, que é um dos mais importantes da Península Ibérica. O AAM situa-se na raia entre Cerveira e Valença e também vai permitir uma extensão da atividade aeroespacial da UMinho, para além de outros projetos de investigação e oportunidades entre ambas as partes.

Do lado do AAM, Carlos Alberto da Silva mostrou-se “orgulhoso e feliz” com o acordo. Aproveitou para referir que “têm alunos de Engenharia Aeroespacial e espero que aproveitem esta parceria e que descubram nas estrelas muitas oportunidades para a nossa sociedade”.

Esta licenciatura estreou-se neste ano letivo e contou com a nota mais elevada de entrada na Academia Minhota e também do top 10 nacional. Rui Vieira de Castro aproveitou para referir que “há razão para estarmos satisfeitos com esta aposta ganha”. Ainda acrescentou que “cada novo projeto de ensino é alicerçado em parcerias e esta com o AAM é de grande relevância”.