Em 2022, Viana do Castelo recuperou a sua atividade turística após um período bastante complicado para o setor, causado pela pandemia da Covid-19. O distrito não só conseguiu voltar a atingir resultados positivos, como superou os pré-pandémicos.

Segundo a Câmara Municipal de Viana do Castelo, estes resultados devem-se ao trabalho da Rede Municipal de Turismo, que permitiu que houvesse um esforço reforçado para elevar a cidade novamente a um lugar de destaque. No ano passado, Viana do Castelo passou a ser o 7º munícipio da região norte com maior procura turística.

Para continuar a fazer crescer o turismo na região, a Câmara Municipal desenvolveu um plano de trabalho para 2023 que passa por continuar a trabalhar com agentes locais e parceiros. Os objetivos são aumentar os fluxos turísticos e aumentar a estadia média. Além disso pretendem atenuar a sazonalidade, para que possam receber turistas durante todo o ano, bem como fidelizar e atrair mercados turísticos.

A autarquia acredita que para atingir mais resultados devem apostar na comunicação e investir na comunicação digital. Acrescenta a necessidade da contratação de profissionais qualificados. “É fundamental para garantir um serviço turístico de qualidade, pelo que continuará a aposta na dinamização de ações de formação específicas para o setor”, sublinha o município.

As expectativas foram superadas e o concelho registou novas conquistas como a atribuição do selo “Destino de Qualidade” a muitas das suas empresas. Organizaram-se eventos como feiras, parcerias e exposições que dinamizaram ainda mais o distrito e aproximou-o das diferentes gerações. Os fluxos foram notáveis, principalmente vindos de Espanha, mas também da Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos.