Uma exibição menos conseguida dos minhotos ditou o desfecho no jogo.
Na tarde deste sábado, o Pavilhão Sá Leite recebeu o encontro da 14ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1, que colocou frente a frente o ABC Braga/UMinho e o FC Gaia. Depois de terem garantido uma vitória importante na última jornada, os minhotos não conseguiram fazer frente à turma de Gaia e perderam por 23-27.
Diante do 11º classificado, os bracarenses procuravam dar seguimento à série de vitórias e aproximar-se da quarta posição. No entanto, uma boa entrada do FC Gaia complicou os planos aos homens da casa, que se viram em dificuldades para implementar o seu jogo. Mais eficazes e rápidos no ataque, os gaienses mantiveram-se na frente do marcador até ao intervalo.
Na tentativa de mudar a direção do jogo, Filipe Magalhães apostou num sete para seis no ataque, com um guarda-redes adiantado. Porém, o ABC acabou por sofrer mais golos e, ao minuto 13, a diferença pontual era de quatro bolas, com um resultado de 11-7 a favorecer a equipa visitante. Os minhotos conseguiram equilibrar o marcador perto do intervalo. Apesar dos problemas defensivos, foram em desvantagem apenas por dois golos, acabando a primeira metade a perder por 12-14.
No começo da segunda etapa da prova, a turma de Braga foi a primeira a marcar, mas deparou-se novamente com uma entrada forte da formação visitante. Ao minuto 13, o placard mostrava 22-14 a favor do FC Gaia.
A partir daí, o jogo assumiu uma só direção com os gaienses a conseguir obter sucesso na maioria dos remates e os bracarenses a sofrer. Nos últimos dez minutos, o ABC ainda tentou jogar com uma linha defensiva mais pressionante, mas a tática acabou por não surtir efeito. Deste modo, a formação de Braga não conseguiu evitar a derrota por 23-27.
Com este resultado, a turma minhota mantém-se no quinto posto da tabela classificativa com 30 pontos conquistados. Na próxima jornada, o ABC/UMinho visita o reduto da AA Avanca na próxima sexta-feira, dia 17, pelas 20h00.