Recheado de contratempos, quebra-cabeças, vigaristas e muita ação, a longa-metragem de Bryan Singer, Os Suspeitos do Costume, promete manter qualquer um preso a um ecrã. Envolvendo 91 milhões de dólares em cocaína, um barco carregado de cadáveres queimados e um enigmático mestre de criminosos, Keyser Soze, o filme aborda a história de cinco criminosos que se reúnem para cumprir um único objetivo (ou ordem) que os pode levar à sua morte.

Digno do Óscar de melhor roteiro, escrito por McQuarrie, Os Suspeitos do Costume surpreende os mais desatentos com inúmeros plot twits ao longo da sua trama inteligente e complexa. Esta é acelerada e é composta por uma analepse que, sempre que retorna ao presente, se vê dividida em duas histórias que parecem entrelaçar-se: a de um húngaro trapaceiro que sobreviveu à explosão do navio, e a de Verbal, criminoso com deficiência pertencente ao grupo que protagoniza o filme e narrador do mesmo.

Os restantes personagens, de maneira desigual têm o seu papel desenvolvido à medida que a longa-metragem se condensa e cria situações caricatas na vida deste grupo desonesto e heterogéneo. Apesar disso não prejudicar o enredo, deixa algumas questões e dúvidas no ar.

O clímax do filme concebe-se quando o grupo recebe um trabalho do misterioso Keyser Soze.  Desencadeia mais surpresas e reviravoltas vertiginosas causadas pelas sutis trocas de ponto de vista – que nos podemos esquecer por alguns momentos e contribuem para o final ser, para alguns, tão inesperado.

Além disso, o brilhante diretor de fotografia, Newton Thomas Sigel – que também marcou presença na franquia de X-men e no filme Bohemian Rhapsody – não desperdiçou nenhuma cena. Ao brincar com jogos de luz, sombra e reflexos, deixa o espectador cair no erro de acreditar vivamente em tudo o que (não) vê.

Os Suspeitos do Costume é, assim, uma longa-metragem que permite e oferece ao espectador a oportunidade de resolver o mistério que levou ao seu começo trágico e enigmático, que parece ter muito mais para oferecer do que aquilo que realmente acontece. Ainda assim, é impossível negar a reviravolta final que, apesar de um pouco expectável, não deixa de ser surpreendente e deixa qualquer um boquiaberto com o que acabou de presenciar.