Processo inicia a 24 de julho e termina a 30 de setembro este ano.

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, anunciou o calendário de candidaturas ao ensino superior, antecipando as datas de todos os eventos no processo incluídos. As candidaturas vão arrancar a 24 de julho e concluem a 30 de setembro, garantindo um período mínimo de 15 dias de intervalo entre as colocações da primeira fase e o arranque da atividade letiva.

O Ministério diz que quer contribuir para uma melhor integração e para o sucesso académico dos novos estudantes que se candidatam às Universidades e Institutos Politécnicos, antecipando todo o calendário de colocações. Pretende-se ainda que praticamente todos os alunos colocados nas outras duas fases do concurso possam iniciar aulas em setembro, “evitando-se a perda de cerca de três semanas de aulas para estudantes colocados na segunda fase e cerca de seis semanas de aulas para estudantes colocados na terceira fase”, informa o comunicado do gabinete da ministra.

Esta é uma das novidades que Elvira Fortunato e João Costa, ministro da Educação, irão divulgar esta sexta-feira, numa sessão a realizar no Colégio da Trindade da Universidade Católica de Coimbra, pelas 15h00, acerca das alterações à conclusão do ensino secundário e acesso ao ensino superior. De relembrar que no concurso nacional de acesso do ano passado, o mesmo processo começou em 25 de agosto e terminou em 16 de outubro.