A campanha ocorreu durante este fim de semana e acaba na próxima sexta-feira.
A delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa angariou 775 euros para ajudar as pessoas em situação de sem-abrigo, durante este fim de semana. A campanha solidária levada a cabo pela instituição estende-se até sexta-feira, dia 3 de março.
No fim de semana, a delegação bracarense vendeu 322 casinhas, com o custo de dois euros. Ao todo, foram angariados 644 euros das casinhas e mais 131 que correspondem a donativos. As casinhas continuam disponíveis para venda na sede da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa e em parceiros com espaço comercial espalhados pelo município.
O dinheiro da campanha reverte totalmente a favor dos sem-abrigo. Em Braga, há mais de uma dezena de pessoas nesta situação. Com o contributo de cada pessoa, o objetivo da iniciativa é consciencializar as pessoas para a realidade da sociedade bracarense.
A delegação do concelho tem atuado na área de Intervenção Social para pessoas em situação de sem-abrigo há 20 anos. Para isso, a instituição tem criado vários tipos de resposta de alojamento, visando a promoção da dignidade e da qualidade de vida das pessoas mais carenciadas.
O trabalho humanitário junto da população tem como base três tipos de resposta: um Centro de Acolhimento Temporário (CAT), onde já foram acolhidas 150 pessoas; três apartamentos partilhados, onde vivem 15 pessoas; e três casas Housing First – Habitação Individual, onde vivem 5 pessoas. Todas as respostas oferecidas são acompanhadas por equipas da Cruz Vermelha.