O município pretende alcançar a neutralidade carbónica até 2050.
O Município de Esposende aprovou um contrato que tornou possível a construção de 25 pontos de carregamento de baterias de veículos elétricos. Os equipamentos estão disponíveis ao publico em todas as freguesias do concelho do litoral bracarense, com reforço nos locais de maior procura.
O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, realça que, apesar de se terem “verificado um conjunto de circunstâncias que atrasaram o processo, há condições para avançar com a instalação dos postos de carregamento”. Benjamim Pereira reforça ainda que Esposende vai ser “dos municípios com melhor cobertura em termos nacionais”.
Foram quatro as empresas que concorreram à exploração deste projeto, das quais, apenas a Petrogal, S.A. se demonstrou habilitada respeitando todos os elementos necessários para a sua aprovação. Deste modo, garantiu o contrato de concessão, com validade de 10 anos.
O município pretende alcançar a neutralidade carbónica no ano de 2050. Segue as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).