Jornada de emoções mistas para as equipas minhotas
No passado fim de semana, decorreu a 17ª jornada do Campeonato Placard, onde quatro equipas minhotas estiveram em prova: o Famalicense AC, OC Barcelos, Juventude de Viana e o Riba d’Ave HC.
O Riba d’Ave HC e o Famalicense AC foram as primeiras equipas minhotas a jogar na 17ª jornada. O Riba d’Ave deslocou-se até Oeiras para defrontar o CD Paço de Arcos e o Famalicense AC recebeu o Parede FC. Num jogo bastante disputado, o Famalicense AC empatou contra o Parede FC, onde, na primeira parte, a equipa minhota conseguiu terminar em vantagem, mas a equipa de Cascais conseguiu recuperar da desvantagem de dois golos no segundo tempo.
Por sua vez, o Riba d’Ave conseguiu vencer confortavelmente fora de casa. A equipa minhota conseguiu um avanço de cinco golos na primeira parte, marcando mais um golo na segunda parte, sem grande resposta do CD Paço de Arcos. Desta forma, o Famalicense AC perdeu o seu 8º lugar que dá acesso ao play-off, sendo este mesmo lugar ocupado pelo Riba d’Ave que está agora à frente da turma de Famalicão por apenas um ponto.
A Juventude Viana recebeu, no passado sábado, o SC Tomar. O SC Tomar tinha uma posição confortável no lugar de play-off e a Juventude Viana precisava de uma vitória que os colocasse mais perto de uma posição fora da despromoção.
Numa primeira parte equilibrada, os vianenses conseguiram inaugurar o marcador aos oito minutos de Rúben Sousa, fruto de um livre direto. Esta vantagem durou pouco tempo, dado que Guilherme Silva empatou o jogo no minuto seguinte. Quatro minutos depois, Franco Feruccio aumentou a vantagem para o SC Tomar.
No minuto 14, Rúben Sousa voltou a ter direito a um livre direto, mas não marcou o mesmo. A quatro minutos do fim da primeira parte, Lucas Honório fez o terceiro golo para o SC Tomar. Durante a segunda parte, a Juventude Viana ainda conseguiu empatar o jogo com dois golos de Rémi Herman, mas a equipa minhota não conseguiu segurar o empate. Ao minuto 16, Tomás Moreira marcou o último golo da partida que deu a vitória ao SC Tomar. Com este desaire, a Juventude de Viana permanece no último lugar com sete pontos.
No Pavilhão Municipal de Barcelos, o OC Barcelos recebeu o GRF Murches, numa partida que trouxe muitos golos. O OC Barcelos detinha uma posição confortável no 4º lugar da tabela, já o GRF Murches procurava três pontos que tirasse a equipa da zona de despromoção. Durante a primeira parte, o OC Barcelos conseguiu impor uma vantagem de quatro golos, com golos de Danilo Rampulla, Vieirinha e Álvaro Morais. O GRF Murches conseguiu criar poucas chances ao longo dos primeiros 25 minutos.
Na segunda parte, a equipa de Cascais entrou a marcar, com um golo aos 6 minutos de João Maló. No décimo minuto, foi assinalado penálti a favor do OC Barcelos. Rodrigo Vieira ainda defendeu a grande penalidade, mas acabou por sofrer golo numa recarga de Luís Querido. Aos 13 minutos, Danilo Rampulla fez o 6-1. A cinco minutos do fim da partida, Miguel Rocha fechou o marcador quando marcou o sétimo golo para a equipa de Barcelos. Com esta vitória, o OC Barcelos fica em segundo lugar, com 38 pontos, empatado com o FC Porto e o Sporting CP.
Apesar de ser um jogo a contar para a 17ª jornada, o HC Braga apenas irá defrontar o Sporting CP no dia 1 de março.
Termina, desta forma, mais uma jornada do Campeonato Placard. Na jornada 18, o Famalicense AC e o HC Braga recebem o FC Porto e o CD Paço de Arcos, respetivamente. Já o Riba d’Ave HC, o OC Barcelos e a Juventude Viana jogam fora contra SC Tomar, Parede FC e o GRF Murches por essa ordem