Equipa minhota venceu o FC Porto no Estádio do Dragão.
Os galos de Barcelos deslocaram-se até ao Estádio do Dragão, neste domingo, para defrontar o segundo classificado do campeonato: o FC Porto, para a 22.ª jornada. Os dragões tinham o favoritismo do seu lado, dado que não perdiam um jogo na Liga Bwin desde outubro. Já o Gil Vicente FC vinha de duas vitórias e dois empates nos últimos quatro jogos.
Após o apito inicial, demorou 13 segundos para o FC Porto tentar abrir o marcador do jogo, com Mehdi Taremi a colocar a bola na baliza da turma minhota. Este golo acabou por ser anulado devido à posição irregular do avançado portista.
Aos quatro minutos Taremi voltou a assombrar a baliza minhota. Com uma assistência de Danny Namaso, o avançado iraniano conseguiu fazer o 1-0 para os azuis e brancos e tornou evidente a intranquilidade dos barcelenses.
Aos 25 minutos houve uma grande chance de golo para o Gil Vicente FC. Boselli rematou de primeira na grande área do FC Porto, mas este foi travado por um excelente esforço de Diogo Costa que contrariou o empate na partida.
Passaram apenas dois minutos desde a tentativa de Boselli, para surgir o primeiro golo dos gilistas. Fran Navarro encostou a bola para a baliza de Diogo Costa e igualou o marcador. Com este golo, o ponta de lança espanhol já leva 13 na Liga Bwin, um golo atrás de João Mário do SL Benfica, neste momento o melhor marcador do campeonato. Ao mesmo tempo conseguiu fazer história no emblema de Barcelos, ao tornar-se no maior goleador de todos os tempos dos minhotos na Liga Bwin.
No minuto 35 a equipa da casa ficou reduzida a dez homens, com a expulsão de João Mário. O lateral direito, do FC Porto, enquanto caía, travou com a mão um passe de Murilo que poderia originar uma oportunidade de golo para o Gil Vicente FC.
Já nos descontos da primeira parte, a equipa de Barcelos aproveitou a vantagem numérica e fez o 2-1 no marcador. Murilo Souza marcou uma grande penalidade assinalada a favor dos visitantes e conseguiu dar a vantagem aos gilistas antes do fim da primeira parte.
Na segunda parte o jogo ficou ainda mais complicado para o FC Porto, com a expulsão de Matheus Uribe. A formação portuense ficou assim reduzida a nove jogadores, mas mesmo assim conseguiu marcar um golo com autoria de Stephen Eustáquio. Apesar das celebrações portistas, o golo acabou por ser anulado pelo VAR.
Em declarações à Sport TV, Daniel Sousa referiu que esta vitória é “especial por ser no campo de um dos candidatos ao título”.
Com esta vitória o Gil Vicente FC passa a ter 26 pontos, mas mantém-se no 14.º posto da tabela classificativa. Os galos de Barcelos preparam agora o próximo jogo frente ao CS Marítimo, no próximo domingo, às 15h30.
Recorde ainda: Dérbi minhoto termina empatado