Festividades descentralizadas pelo concelho e animação para todas as idades com o regresso do Carnaval de Famalicão, dois anos depois.
O mês de fevereiro está a chegar ao fim, mas não termina sem o regresso às ruas, por todo o país, do Carnaval. “Ninguém leva a mal” as comemorações desta época festiva, e está garantido o sentimento de unidade e confraternização que as celebrações promovem.
No Minho, as celebrações são generalizadas, mas é em Vila Nova de Famalicão que as celebrações atingem as maiores proporções. Após dois anos em que a situação pandémica não permitiu a realização do evento, o ComUM reúne as principais atividades do Carnaval da cidade minhota, ditando o “regresso à normalidade” o mote desta edição.
Mais de 3.000 crianças de mais de 30 estabelecimentos educativos do concelho percorreram as principais ruas do centro da cidade ontem, dia 17, pelas 14h30, dando o pontapé de entrada das festividades. Ainda na sexta, a Associação Teatro Construção apresentou um desfile de Carnaval em Joane, com a sustentabilidade do planeta Terra como tema principal.
No sábado decorrerá a terceira edição da exposição “Máscaras e Caretos”, organizada pelo Município na Casa de Camilo, em São Miguel de Seide. Domingo o dia começa com a segunda edição do Desfile de Caretos na Ciclovia, com o cortejo a arrancar pelas 9h00 nos Paços do Concelho e a seguir, de bicicleta, até Gondifelos, sendo que ainda a preencher o calendário comemorativo do fim de semana haverão desfiles de Carnaval em Riba de Ave, Ribeirão, Arnoso Santa Eulália e Bente.
O ponto alto das celebrações será a noite de Carnaval, de segunda para terça, dias 20 e 21, com os momentos de atuação divididas em três palcos: no Palco A, na Rua Luís Barroso, concerto dos Myllenium pelas 21h30 e o tão aguardado Concurso de Mascarados com início às 23h30. No Palco B (Praça 9 de Abril), irá atuar Diogo Fonseca entre as 21h00 e a meia-noite, o grupo de hip-hop Demo entre as 00h00 e as 02h30, e entre as 02h30 e as 04h30 é a vez de Tiago Cruz subir ao palco. Por fim, no Palco C, na Praça D. Maria II, Assis, Manuel Fonseca, Overule e Landu BI vão garantir animação para toda a noite. As comemorações do Carnaval em Fradelos, com a Queima de Galheiros, irão encerrar a presente edição, com a organização da Associação Juvenil de Fradelos e da KOKLUS.
De modo a que ninguém falte à festa, a Câmara Municipal irá disponibilizar um plano de mobilidade ao nível dos transportes públicos em todo o concelho. Com o regresso das celebrações, o município também reforçará a sua aposta na sustentabilidade ambiental, garantindo a utilização de copos de plástico reutilizáveis em todos os estabelecimentos aderentes.
O Carnaval de Famalicão começou nos anos 80 e o crescimento da sua popularidade tem-no revelado um fenómeno nacional, mas acima de tudo regional, com famílias inteiras, grupos de amigos, ou meros voyeurs festivos do Norte do país a marcarem presença. Só quem experiencia a genuinidade e singularidade do Carnaval de Famalicão se deleita com as suas surpresas escondidas, terá momentos indeléveis que partilhará com os milhares de foliões famalicenses ou que estarão de visita ao concelho nestas comemorações.