Juventude de Viana passa a ser o lanterna vermelha da competição.
A 15ª jornada do Campeonato Placard de hóquei em patins terminou esta quarta-feira. Cinco equipas minhotas entraram em campo. O OC Barcelos e Famalicense AC venceram. O HC Braga empatou. A Juventude de Viana e o Riba D’Ave HC não somaram qualquer ponto.
O OC Barcelos confirmou o favoritismo no dérbi com o Riba D’Ave HC, vencendo por 7-2. O Famalicense AC também se mostrou muito concretizador, já que aplicou o mesmo resultado (7-2) ao SC Tomar. Por sua vez, o Juventude de Viana acentuou o mau momento e deixou-se ultrapassar pelo CD Paço de Arcos. Os vianenses ocupam o último lugar, depois de uma derrota com os lisboetas por duas bolas a zero. O HC Braga foi a última equipa a atuar e empatou, em casa, frente ao FC Porto (1-1).
A formação de Viana do Castelo protagonizou a abertura da jornada no terreno do CD Paço de Arcos. Após uma primeira parte sem golos, os lisboetas inauguraram o marcador logo ao segundo minuto da segunda metade, por intermédio de João Sardo. Depois de ambas as equipas terem desperdiçado um livre direto, Gonçalo Nunes selou o resultado final (2-0) de pénalti, no último minuto. Os vianenses somaram a sexta derrota consecutiva e desceram até à 14ª e última posição do campeonato, com sete pontos, já a seis de distância dos lugares que garantem a permanência no principal escalão do hóquei em patins nacional.
Em sentido inverso, o Famalicense AC somou o quarto triunfo nos últimos seis encontros, ao vencer na receção ao SC Tomar por 7-2. Num encontro bastante “acidentado” (cinco cartões azuis, quatro deles para os forasteiros), os famalicenses chegaram ao intervalo a vencer por dois golos de vantagem, fruto dos tentos de Joca Guimarães e João Lima. A equipa da casa contou ainda com a preciosa ajuda do seu guarda-redes Tiago Freitas, que defendeu uma grande penalidade cobrada por Franco Ferruccio.
A eficácia ofensiva aumentou bastante na segunda parte do encontro. Logo aos três minutos, Joca Guimarães bisou, cabendo a Hugo Costa fazer o 4-0. A goleada podia ter assumido contornos mais expressivos, mas Joca Guimarães e Juanjo López não concretizaram os livres diretos que tiveram à disposição. A formação de Tomar capitalizou este momento com dois golos de rajada, por Ferruccio e Guilherme Silva, que relançaram o encontro.
Ainda assim, os famalicenses recompuseram-se e aproveitaram o balanceamento ofensivo adversário para faturar por mais três ocasiões. Hugo Costa anotou o seu 14º golo no campeonato e Joca Guimarães completou um póker, chegando aos 13 golos. Os dois atletas são responsáveis por metade dos 54 golos apontados pelos famalicenses na competição. Desta forma, o Famalicense AC fixa-se no oitavo lugar, posição de play-off, com 17 pontos, mais dois do que o HC Braga.
No dérbi minhoto, o OC Barcelos demonstrou a sua superioridade com uma vitória por 7-2 sobre o Riba D’Ave HC. Alvarinho, André Centeno e Danilo Rampulla estabeleceram o resultado ao intervalo em 3-0. No início da segunda parte, Alvarinho bisou, tal como Miguel Vieira, de pouco valendo aos forasteiros o tento de Daniel Pinheiro.
Nos últimos minutos, surgiu mais um golo para cada lado. Miguel Rocha fez o sétimo dos barcelenses, cabendo a Iñigo Artacho anotar o 7-2 final. Com este resultado, os homens de Barcelos igualam no segundo lugar o Sporting CP, que perdeu nesta jornada com o líder SL Benfica, e o FC Porto, que empatou frente ao HC Braga.
Os bracarenses tinham uma tarefa dura pela frente, ao receber o FC Porto no Pavilhão das Goladas. Os dragões chegaram à jornada 15 com mais 21 pontos do que a equipa de Braga. No entanto, o HC Braga conseguiu travar os dragões e empatou 1-1. Gonçalo Alves marcou primeiro para os portistas, mas Vítor Hugo conservou um ponto para os minhotos com um golo a três minutos do fim do encontro.
No próximo fim de semana, vai ser disputada a jornada 16 do Campeonato Placard, que reserva um dérbi do Minho entre o Riba D’Ave HC e o Juventude de Viana. O Famalicense AC vai ao reduto do penúltimo classificado, o GRF Murches, enquanto o HC Braga defronta o SL Benfica na Luz. Já o OC Barcelos vai deslocar-se até Tomar, num duelo que marca o encerramento da jornada.