A organização do evento procura grupos criativos com variados tipos de performance artística adaptada à história bracarense.

Braga Romana – Reviver Bracara Augusta” regressa, para mais uma edição, de 17 a 21 de maio, e, em preparação para o evento, o Município de Braga declara abertas as inscrições para projetos artísticos. Até 10 de fevereiro, os grupos e artistas interessados em participar nesta nova edição podem inscrever-se no site oficial da Braga Romana.

As candidaturas destinam-se a projetos artísticos de grupos locais, nacionais ou internacionais em cinco áreas de intervenção. Desde música ancestral, a teatro com personagens históricas, a dança greco-romana, a artes circenses e multidisciplinar. A Braga Romana procura propostas diferentes e criativas que evoquem o quotidiano da Bracara Augusta como a mitologia romana, a gastronomia, as artes, o ócio, a estética, o desporto, a saúde e a política.

O evento oferece uma viagem pela história da Bracara Augusta, assumindo-se por isso como uma grande festa da identidade bracarense. Este projeto recria o ambiente inspirador e recreativo das ruas de Braga Romana num intenso cenário de momentos da história de Braga para ser vivido em pleno pelos muitos milhares de visitantes.

Reviver esta época é uma oportunidade para Braga dialogar com a sua origem, mostrando o valioso património romano que possui, nomeadamente, o núcleo museológico das Termas Romanas, o Teatro, a Fonte do Ídolo, a Domus da Sé e o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa. Este é um projeto mobilizador da sociedade e parte integrante da estratégia de divulgação da História desta cidade bimilenar.